METEOROLOGIA -

METEOROLOGIA - -

Mau tempo piora no domingo. Segunda é dia de “todos os alertas” do IPMA

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A partir de domingo, e com a aproximação de uma superfície frontal fria, a chuva será forte, no Norte e Centro do país, o vento vai intensificar, sendo por vezes forte no litoral, mas a situação torna-se mais grave na segunda-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As temperaturas não sofrem grandes variações nos próximos dias. Para este sábado prevê-se uma pequena descida da temperatura mínima e uma descida mais acentuada da temperatura na segunda-feira

“Na segunda-feira vai haver com certeza avisos de precipitação, de vento, de agitação marítima [aviso laranja na costa ocidental]. Vamos emitir os alertas praticamente todos”, reconhece o meteorologista Ricardo Tavares. “É um dia em que acontece quase tudo”, afirma o meteorologista do IPMA.

PUBLICIDADE

Apesar do mau tempo, as temperaturas mínimas estão “razoavelmente altas para esta época do ano”, segundo o IPMA – as mínimas a manterem-se abaixo de 15 graus e inferiores a dez em alguns locais do interior Norte e Centro.

CHUVA E VENTO FORTE

É a partir de domingo que o estado do tempo começa a agravar-se: períodos de chuva forte em todo o país, ocorrência de trovoada nas regiões Centro e Sul, intensificação do vento – moderado a forte, com rajadas de 90 quilómetros por hora; nas terras altas as rajadas podem atingir os 130 quilómetros por hora.

Terça e quarta-feira (de manhã) são dias com pouca precipitação e as únicas abertas numa semana que se prevê chuvosa.

“A tendência ao longo da próxima semana é para que se registem quantidades significativas de precipitação, principalmente no Norte e Centro do país. Não é uma situação extrema, mas não é comum acontecer nesta altura do ano”, sublinha Ricardo Tavares, referindo que ainda não existem previsões para o dia de Natal.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.