METEOROLOGIA

METEOROLOGIA -

‘Medicane’, Tempestade rara que lembra furacão chega à Europa este sábado

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Como a época de furacões no Atlântico continua a bater recordes, determinadas zonas da Europa vão registar algumas tempestades tropicais esta semana, denominadas de ‘Medicane’, eventos meteorológicos com características semelhantes a furacões e tufões, que podem originar-se em águas frias, movendo-se de leste para oeste, avança a cadeia de televisão norte-americana CNN.

De acordo com a mesma publicação, espera-se que este Medicane, baptizado de Ianos, atinja sobretudo o oeste da Grécia este sábado, podendo acabar por ser uma das tempestades mais fortes já registadas. O evento mostra sinais de força e organização nas imagens de satélite, visto que assume uma aparência semelhante a um furação, normalmente encontrado nas regiões das Caraíbas.

Actualmente o Ianos atinge ventos de 90 quilómetros por hora, mas espera-se que aumentem antes do desembarque, podendo alcançar a força de um furacão de 120 ou mais quilómetros por hora, quando atingir o sul e o oeste da Grécia. As temperaturas da superfície do mar também estão mais quentes naquela zona do Mediterrâneo, tornando mais fácil a tempestade ganhar força.

PUBLICIDADE

De acordo com a European Storm Forecasters, “um ciclone com a força de um furacão vai afectar o oeste da Grécia. O que vai causar chuvas extremamente fortes de até 400 milímetros em algumas áreas”. Os ventos também são preocupantes, sobretudo se o sistema mantiver a força, enquanto diminui a velocidade, como alguns dos modelos sugerem.

Esses modelos estão a prever que a tempestade atinja ventos sustentados de pelo menos 125 quilómetros por hora, com rajadas de 180 quilómetros por hora, o que pode causar perigo e danos mais generalizados. Neste sentido, o serviço meteorológico nacional da Grécia emitiu um Alerta Vermelho de nível superior para ventos, chuva e condições de tempestade devido ao Medicane.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS