Meio milhar de visitantes e oficinas de ilustração esgotadas no primeiro fim-de-semana do Braga em Risco

Mais de meio milhar de participantes e mais de 40 ilustradores transformaram o primeiro fim de semana da 5ª edição do Braga em Risco num “tremendo sucesso”, nas palavras de Pedro Seromenho, curador do evento.

O encontro de ilustração, um dos maiores do país, prossegue com iniciativas durante toda a semana e está a preparar um fim-de-semana repleto de atividades: a primeira edição do Mini Mercado Porto Belo, para mini-ilustradores, oficinas de ilustração, quatro apresentações de livros, espectáculos teatrais, exposições, entre outras.

Com as oficinas de ilustração a esgotarem rapidamente e as apresentações de livros com o nível máximo de participantes por sala, Pedro Seromenho destaca ainda a “satisfação dos ilustradores presentes no Mercado Riscado com as vendas alcançadas, sobretudo depois de um ano atípico e surreal, em que a arte e a cultura foram gravemente atingidas e prejudicadas”.

As 18 exposições da edição deste ano, foram também inauguradas no fim de semana e estão patentes em espaços como o Edifício do Castelo, a Galeria do Paço, a Casa dos Crivos, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e a Livraria Centésima Página, até ao final do evento.

MAIS INICIATIVAS

O Braga em Risco decorre até ao dia 21 de Novembro, com mais oficinas de ilustração nas escolas, workshops no Edifício do Castelo, espectáculos teatrais, lançamentos de livros e visitas guiadas pelas exposições com contadores de histórias.

Na programação do próximo fim-de-semana, destaca-se uma das grandes novidades desta 5ª Edição, o Mini Mercado Porto Belo, para mini-ilustradores, nos Claustros da Rua do Castelo. Trata-se do único mercado urbano, em Braga, dedicado a vendedores infantis, onde crianças e adolescentes apresentarão os seus dotes, talentos e especialidades e venderão os seus brinquedos, jogos, roupas e livros.

Ainda durante o próximo fim de semana os participantes poderão, além de visitar as já mencionadas exposições, participar em 8 oficinas, assistir à apresentação de 4 livros (com os respectivos autores e ilustradores) e de cinco sessões de Teatro de Marionetas com a peça “O meu avô consegue voar.”

O Encontro de ilustração, uma iniciativa organizada pelo município de Braga, com a produção da Leituras Encantadas e a curadoria de Pedro Seromenho, continua a crescer, a cativar e a conquistar um vasto público interessado e apaixonado pela cor e pelo imaginário infanto-juvenil. Um evento que pretende envolver toda a família na arte e na leitura, através de um programa recheado de atividades culturais e artísticas à volta da ilustração e da literatura.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais