VILA VERDE (Tradições)

VILA VERDE (Tradições) -

Milhares em Mixões da Serra para a ‘Bênção dos Animais’

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Um autêntico dia de romaria. Foi assim, esta manhã, em Mixões da Serra, no alto do concelho de Vila Verde, em Valdreu. Uma manhã cheia e em cheio, com muita gente, numa jornada de fé , a que se juntaram muitos curiosos.
Logo pela manhã, já os romeiros iam chegando ao alto da serra, um dos pontos rurais típicos e guardião de tradições ancestrais.

Vindos de vários pontos do concelho e zonas limítrofes, outros de bem longe, de Guimarães, Ponte de Lima, Braga, Viana do Castelo e até de Aveiro e Lisboa, foram tomando contato com uma das mais genuínas, única e típica festa religiosa do Minho.

Por entre uma amena cavaqueira, a degustação de um doce de romaria – ou mesmo uma ‘traçadinho’, uma bifana e um copo de ‘verde’ branco -, foi-se aguardando pela chegada da missa e da única e inconfundível ‘bênção dos animais’.

A Banda Musical de Aboim da Nóbrega anunciou a festa, logo às primeiras horas da manhã.

Depois, do alto do Mosteiro, o sacerdote lançou o momento litúrgico.

E chegou o momento mais aguardado: a bênção dos animais. Numa longa e demorada fila, cavalos, piriquitos, cães, gatos e vacas foram passando pela bênção.

Afinal, era o momento por que todos aguardavam.

A celebração encerrou com a solene procissão, mas a tarde promete ainda outros momentos, das rusgas à dança, a atuação da Banda Musical e, este, o sunset ‘Mixões da Serra’, a partir das 18h00.

ovilaverdense@gmail.com

 

 

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.