TRADIÇÕES (Minho)

TRADIÇÕES (Minho) -

Milhares em Ponte de Lima para ver a “Vaca das Cordas”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Este ano, Ponte de Lima voltou a cumprir-se a tradição com a «Vaca das Cordas». A corrida teve início, pelas 18h, na rua do Arrabalde, seguindo em direção ao Largo da Matriz, onde o touro foi preso para o «banho de vinho tinto». De seguida, deram-se as três voltas rituais à Igreja Matriz. A festa continuou até ao areal.

No final de tudo, a vila mantém-se alegre e bem viva. Os bares acolhem a população com música, bebida e comida. Pelo centro histórico, é possível admirar os tapetes de flores para a procissão do Corpo de Deus.

A Vaca das Cordas faz parte do leque das mais antigas e emblemáticas tradições de Ponte de Lima, celebrada na véspera do Corpo de Deus. É coordenada pela Associação dos Amigos da Vaca das Cordas, com o apoio do Município de Ponte de Lima. A organização considera-a «uma expressão da alma e da tradição limiana».

Segundo registros históricos, as festividades da «Vaca das Cordas» iniciaram a 1604, documentadas na Ata de 11 de julho de 1604 do Livro das Vereações. No entanto, há estudiosos que as ligam a rituais romanos ou egípcios.

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.