METEOROLOGIA

METEOROLOGIA -

Minho sob aviso amarelo devido ao tempo quente. Vila Verde e Valença atingem 35 graus

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Braga é um dos oito distritos de Portugal que estão sob aviso amarelo na até às 21h00 de quarta-feira devido à devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, informou esta segunda-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal são os restantes os distritos sob aviso amarelo.

Para este período, o IPMA prevê temperaturas máximas no distrito de Braga entre os 30 graus de Esposende e os 35 de Vila Verde. As temperaturas mínimas oscilam entre os 16 em Celorico de Basto e os 21 ‘tropicais’ em Esposende.

Mais a norte, no distrito de Viana dos Castelo, as máximas variam entre os 29 de Afife e os 35 graus de Valença. Já as mínimas variam entre os 14 graus de Vila Nova de Cerveira e os 21 de Viana do Castelo.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

UV

O IPMA prevê também para esta segunda-feira, e durante os próximos dias, para todos os distritos de Portugal continental e arquipélago da Madeira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Para todo o Minho, o índice previsto é de 9 -muito alto- numa escala de 11 (extremo).

Para as regiões com risco muito alto e extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol e nos níveis elevados aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.