BRAGA –

BRAGA – -

Ministro vai a Braga analisar pedido camarário de cedência das Convertidas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Ministro das Obras Públicas, Pedro Nuno Santos, desloca-se brevemente a Braga para se inteirar do projecto que a Câmara Municipal local e a Comunidade Intermunicipal do Cávado têm para o antigo edifício das Convertidas.

O anúncio foi feito esta segunda-feira em reunião de Câmara pelo seu presidente, Ricardo Rio, o qual respondeu, assim, a uma pergunta do vereador socialista na oposição Artur Feio sobre a necessidade de o Município insistir com o Governo na possibilidade de doação do prédio.

PUBLICIDADE

O autarca do PS contactou o governante e este, de seguida, falou com Rio e combinou a deslocação a Braga.

A Câmara tem vindo a dizer que quer a doação do prédio das Convertidas que o Governo colocou na lista de imóveis para arrendamento acessível.

O Município estranha que o Governo tenha colocado o edifício do antigo Recolhimento das Convertidas, na Avenida Central, na lista de imóveis a afectar ao arrendamento acessível, sem ter respondido a um pedido de cedência do imóvel feito através da Comunidade Intermunicipal do Cávado.

“Pedimos a cedência para nele instalarmos um equipamento cultural, por exemplo um museu da cidade, e ninguém nos disse nada. Agora colocam-no para adaptação a arrendamento”, disse a “O Vilaverdense/Press Minho”, o autarca bracarense, frisando que a CIM/Cávado vai continuar à espera da resposta.

O edifício foi construído por iniciativa do então Arcebispo de Braga, D. Rodrigo de Moura Teles, para instalar “mulheres pecadoras convertidas a Deus”, tendo sido inaugurado em 25 de Abril de 1722.  Encontra-se em avançado estado de degradação há 30 anos.

Há dias, o Bloco de Esquerda de Braga exigiu, também, em comunicado, que o Governo retire de imediato as Convertidas da lista de imóveis, criada através do Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado, no âmbito do Programa de Arrendamento Acessível.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS