REGIÃO

REGIÃO -

Modernização da doca de pesca de Esposende fica «concluída» com substituição do quebra-mar

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Município de Esposende informou esta quarta-feira, em nota enviada, que será «efectuada, em breve, a substituição do quebra-mar de protecção à doca de Esposende, finalizando a intervenção de modernização desta infraestrutura, cujo investimento global se eleva a 1,7 milhões de euros». Apesar desta intervenção integrar a obra de «modernização da doca de pesca – iniciada em 2019 sob a alçada da Polis Litoral Norte – não foi então executada, uma vez que se optou pela instalação de uma nova infraestrutura, ao invés da reabilitação do quebra-mar existente, em virtude da sua degradação acentuada».

Assim, e uma vez que a “Polis Litoral Norte” está em processo de encerramento, foi celebrado um protocolo com a Docapesca, SA, por forma a «garantir a conclusão da empreitada, tendo sido transferido o montante relativo aos trabalhos ainda a realizar, no valor de 107.192,41 euros».

QUEBRA-MAR

O quebra-mar flutuante será constituído por «pontões de betão robustos e estáveis, concebidos para amarração de embarcações de médio porte e pesadas, com uma capacidade de sobrecarga elevada, necessitando de manutenção reduzida e, por isso, adequados a aplicações exigentes».

A Docapesca promoverá a «colocação de novas plataformas do quebra-mar, num investimento na ordem dos 300.000 euros, e a Polis Litoral Norte irá executar as novas estacas onde será ancorada aquela infraestrutura», pode ler-se.

OBRA

Concretizada no âmbito do “Mar 2020”, a obra traduziu-se na instalação de um guincho na rampa-varadouro e das plataformas flutuantes, beneficiação das pontes de acesso pedonal, instalação de uma plataforma para armazenamento exterior de aprestos de pesca e melhoria da iluminação pública, entre outros trabalhos. A empreitada contou com um investimento «superior a um 1,5 milhões de euros, com comparticipação de 500 mil euros pelo Município de Esposende».

Satisfeito pela conclusão da intervenção de modernização da doca de pesca, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, salienta o «empenho do Município na manutenção e na melhoria das condições de trabalho da comunidade piscatória, razão pela qual assumiu, a expensas próprias, a dragagem da doca de pesca, no montante de 120 000 euros».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.