VILA VERDE

VILA VERDE -

Momentos de “vergonha” da escravatura desafiam novos combates sociais 

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Momentos de “vergonha” da escravatura e do tráfico negreiro fazem da exposição “Império do Medo” uma «intensa provocação da sociedade actual para a luta contras as novas formas de discriminação e violação da dignidade humana». Na inauguração da exposição que teve lugar na manhã desta sexta-feira na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, a presidente da Câmara Municipal, Júlia Fernandes, fez questão de sublinhar os «ensinamentos a tirar de maus momentos da nossa história», recusando opções comodistas de esquecimento ou branqueamento.

«Esta exposição faz-nos reviver uma parte negativa da nossa história. São acontecimentos que envergonham, mas é agora importante que nos sirvam de exemplo, para que nos ensinem a nunca repetir e nos sensibilizem a escolher os melhores caminhos na construção de um futuro melhor para todos», desafiou Júlia Fernandes, acrescentando «tolerância, respeito, aceitação do outro seja qual for a cor, o género, a formação literária, a cor política ou a religião».

Das «atrocidades cometidas por seres humanos contra outros seres humanos», ficam ainda lições para perceber a importância do «combate ao racismo e às novas formas de discriminação e segregação social, numa sociedade moderna que tende cada vez mais a apagar memórias inconvenientes».

PUBLICIDADE

A visita à exposição contou ainda com a presença do vereador da educação, Manuel Lopes, e pela coordenadora da Biblioteca Municipal, Manuela Barreto Nunes.  Comissariada por Ana Maria Calçada e com curadoria de Isabel do Carmo, Alfredo Caldeira, Fátima Sá, Patricia Alves, Paula Cabeçadas e Raquel Santos, a exposição “Império do Medo” está patente em Vila Verde até ao próximo dia 3 de Dezembro.

EXPOSIÇÃO CRIADA PARA O FESTIVAL LITERÁRIO DE ÓBIDOS

Criada para o Fólio, festival literário de Óbidos, a exposição inicia em Vila Verde um périplo por alguns concelhos do Cávado, antes de regressar a Lisboa, onde será mostrada na Fundação José Saramago.

VISITAS

A exposição “Império do Medo” pode ser visitada na Biblioteca Municipal de Vila Verde, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 18h30. Podem ser marcadas visitas guiadas aos sábados, através do telefone 253 323 600 ou do e-mail biblioteca@cm-vilaverde.pt

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.