Luís Montenegro confirma compromisso de voltar a descer IRS no OE2026

O presidente do PSD e primeiro-ministro confirmou, este sábado, que o próximo Orçamento do Estado vai trazer nova diminuição do IRS e recorreu aos resultados das últimas legislativas para manifestar confiança da vitória em Guimarães.

Num comício de apoio ao candidato do PSD/CDS-PP à presidência da Câmara de Guimarães, o deputado Ricardo Araújo, Luís Montenegro voltou a elencar algumas das medidas tomadas pelo seu executivo como o alargamento do IRS jovem ou o aumento do complemento solidário para idosos.

“Estamos a diminuir o IRS, já o fizemos três vezes. E vamos fazê-lo também no próximo Orçamento do Estado”, assegurou.

O parlamento aprovou em julho uma redução do IRS em 2025 e um compromisso para existir uma nova descida no próximo ano, a inscrever no Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), que será entregue na próxima sexta-feira.

O diploma aprovado inclui uma norma, acrescentada à proposta inicial do Governo por iniciativa das bancadas do PSD e do CDS-PP – na altura um compromisso para garantir o voto favorável do Chega ao diploma do executivo – para que, “em sede de Orçamento do Estado para 2026”, o Governo proponha ao parlamento “reduzir, adicionalmente, em 0,3 pontos percentuais as taxas marginais do 2.º ao 5.º escalão”.

Montenegro reiterou também o compromisso de dar novo suplemento extraordinário às pensões até cerca de 1.500 euros “sempre que as finanças públicas o permitirem”.

“O equilíbrio das finanças públicas é não o fim da nossa política, mas um pressuposto para nós podermos garantir que estas decisões podem continuar no tempo. Sempre que tivermos essa possibilidade, nós não vamos fazer como a Câmara de Guimarães e meter os impostos dos contribuintes engavetados ou apenas apagar as despesas do Estado”, assegurou.

BENEFÍCIOS FISCAIS A QUEM ARRENDA CASAS ATÉR 2300€

O chefe do Governo insistiu também noutra linha que tem defendido em praticamente todos os concelhos: a explicação da medida do Governo de dar benefícios fiscais a quem arrenda casas até 2.300 euros.

“Para que não haja equívocos, as nossas políticas só deixam a habitação de luxo de fora. É verdade. Não que não possa e não deva haver também esse segmento, mas não é aquele para o qual as políticas públicas que nós defendemos estão direcionadas”, disse, defendendo que o Governo legislou para os mais desfavorecidos e para a classe média.

Luís Montenegro disse sair de Guimarães – de onde partiu para um novo comício em Mafra – com a certeza de que no dia 12 de outubro o PSD vai reconquistar Guimarães, recorrendo para tal à recente vitória da AD nas últimas legislativas.

“Guimarães, em 2024, olhou para nós e teve algumas dúvidas. Nós não vencemos aqui as eleições legislativas em 2024, mas em 2025 vencemos. E vencemos porquê? Porque os vimaranenses perceberam que, apesar de nós sermos do PSD e do CDS, nós governamos para todos”, disse.

“Vale a pena acreditar neste projeto ‘Juntos por Guimarães’, como está a valer acreditar no projeto da AD para o país”, reforçou.

[email protected]

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais