VILA VERDE

VILA VERDE -

Montra da Loja Interactiva de Turismo acolhe singular painel de Santo António com rostos dos utentes da APPACDM

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Loja Interactiva de Turismo de Vila Verde acolhe, desde esta terça-feira, um painel singular que resulta de uma abordagem plástica ao Santo António pelos utentes do Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da APPACDM de Braga.

«É com imensa alegria que participo na abertura de mais uma original montra da Loja de Turismo feita por artistas tão especiais. Este painel mostra a dedicação, a sensibilidade e sentido artístico destes jovens e das suas educadoras», referiu a vereadora da Cultura.

PUBLICIDADE

Considerando que «a forma calorosa e empenhada como abraçaram este desafio reflecte amor», Júlia Fernandes sublinhou que «educar pela arte uma sociedade presa a estereótipos é libertar mentes fechadas e é substituir no território do convencional imagens que se perpetuam no tempo, por novos desafios, centrados na valorização pessoal, na inclusão social».

Segundo as técnicas da APPACDM, «este tema permitiu a possibilidade de se elevar ao “altar” de Santo António e Menino Jesus dois rostos da Trissomia 21, onde os utentes se sentem representados, celebrando desta forma, a diversidade e a diferença».

«É missão da instituição fazer-se presente na vida da comunidade, dar visibilidade à pessoa com deficiência constitui uma prioridade. Esta abordagem ao “Santo António, hoje” assenta numa óptica de inclusão social, visando a sua participação neste painel, tanto a nível visual como na capacitação e no desenvolvimento das suas competências pela arte», sublinharam.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.