REGIÃO - Mostra de Artesanato de Barcelos abre portas esta sexta-feira

REGIÃO -
Mostra de Artesanato de Barcelos abre portas esta sexta-feira

A 36.ª edição da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos começa esta sexta-feira, prolongando-se até 15 de Agosto, no Parque da Cidade. A abertura acontece às 19 horas, com o desfile dos grupos de folclore internacional que participam no Festival do Rio 2018.

Esta edição, conta com cerca de 130 stands, a maioria de artesãos locais, e com um vasto programa de animação, do qual se destacam os espectáculos de Fernando Pereira, Galandum Galandaina ou Kumpania Algazarra e o já habitual folclore internacional.

PUBLICIDADE

O ponto alto da mostra é a 8.ª edição da Gala do Artesanato, no dia 11, às 22 horas, na qual são entregues os prémios Carreira, Inovação, Revelação Artesanato Contemporâneo e Revelação Artesanato Tradicional. Júlia Ramalho, Júlia Côta, Júlio Alonso ou Armando Braz são alguns dos grandes nomes do artesanato barcelense que viram o seu trabalho reconhecido com a atribuição do Prémio Carreira.

O certame estende-se até à Avenida da Liberdade, onde se realiza-se, nos dias 11 e 12, a Feira do Melão Casca de Carvalho.

A mostra está aberta de segunda a sexta-feira, das 18 às 24 horas, e ao fim-de-semana e no feriado 15 de Agosto, das 16 às 24 horas.

O certame tem como pano de fundo a integração da cidade na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria de Artesanato e Arte Popular.

Recorde-se que a autarquia foi laureada, no Prémio  Nacional do Artesanato 2017, com o Prémio Promoção para Entidades Públicas, que visa reconhecer o trabalho das entidades ou organismos públicos em prol das artes e ofícios, numa cerimónia em que a artesã barcelense Júlia Ramalho arrecadou o Prémio Carreira.