REGIÃO – Mostra de Artesanato e Cerâmica reforça identidade cultural de Barcelos até dia 15

REGIÃO –
Mostra de Artesanato e Cerâmica reforça identidade cultural de Barcelos até dia 15

A 37.ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, que decorre até ao próximo dia 15, no Parque da Cidade, apresenta, mais uma vez, um programa em que o principal objectivo é o da “promoção do artesanato e dos artesãos”.

“A Mostra continua a ser o evento do ano na área do artesanato, afirmando Barcelos como Cidade Criativa da UNESCO, trazendo à cidade milhares de pessoas, e mantendo um cruzamento harmonioso com a gastronomia e os vinhos, a música popular e o folclore nacional e internacional”, afirma o Município.

PUBLICIDADE

Este ano, conta com a presença de uma representação da Cidade Criativa de Gabrovo da Bulgária.

São mais de 130 artesãos, 86 dos quais de Barcelos, num certame com 140 stands espalhados pelo recinto do Parque e com um vasto programa de animação, do qual se destacam os espectáculos de Carminho, do barcelense Victor Rodrigues, de Tânia Sampaio ou Zézé Fernandes e o já habitual folclore internacional.

GALA

A Mostra vai ser novamente “um palco de criatividade e de afirmação de Barcelos como grande pólo criativo das artes e ofícios tradicionais em Portugal, e no artesanato contemporâneo, bem como nas Queijadinhas de Barcelos e nos vinhos verdes”.

A iniciativa vai brindar o público com diversos espectáculos musicais, arruadas pelos grupos folclóricos e etnográficos, animação de rua e outras actividades.

Depois do sucesso dos dois anos anteriores, voltam os workshops diários com artesãos do concelho de diversas áreas.

O ponto alto é a 9.ª edição da Gala do Artesanato, no dia 10, às 22 horas, na qual são entregues os prémios Carreira, Inovação, Revelação Artesanato Contemporâneo e Revelação Artesanato Tradicional.

MÚSICA

A Praça da Alimentação, com a aposta nos sabores tradicionais da região e com música ao vivo, mantém-se. No plano musical, são muitos os destaques. A cantora Carminho actua este sábado; a música portuguesa volta com os espectáculos de Sérgio Mirra, no domingo, e do barcelense Victor Rodrigues no dia 9; a música tradicional está em relevo com o espectáculo de Trastes que actuam no dia 7; no dia 12 é a vez de Tânia Sampaio; o folk popular destaca-se com Zezé Fernandes no dia 13 e, o evento termina com o festivo Amigo Loureiro de Barcelos.

Diariamente, há animação de rua e arruadas pelo recinto protagonizadas por grupos de folclore do concelho. Os mais novos podem divertir-se no  parque de insufláveis no Pavilhão Municipal.

Este ano a Feira do Melão, ainda que na Avenida da Liberdade, volta este sábado e domingo o que reforça a vertente ecléctica do evento.

A Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos está aberta de  segunda a sexta-feira, das 18 às 24 horas, e ao fim de semana e no feriado de 15 de Agosto, das 16 às 24 horas.