EM VILA REAL

EM VILA REAL -

Mostra Musical do Eixo Atlântico com 20 cidades da Galiza e do Norte de Portugal

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A cidade de Vila Real acolhe, este fim de semana, dias 5 e 6 de Maio, a VI edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico, com o número recorde de mais de 300 participantes, que quase duplica os da primeira edição, realizada em Vilagarcía de Arousa, em 2008.

Desde então, mais de 1.200 jovens até aos 18 anos participaram na Mostra Musical do Eixo Atlântico. Em Vila Real, haverá representantes de 20 cidades, que levam a cabo 41 atuações.

PUBLICIDADE

O certame realizou-se, desde a primeira edição, no município galego de Vilagarcía de Arousa, pelo que Vila Real é a primeira cidade nortenha a receber o evento que «inicia uma nova fase que passa pela descentralização, como forma de discriminação positiva e de reforço da coesão social territorial».

Na apresentação pública, Xoan Mao, director-geral desta organização transfronteiriça, referiu que «no Eixo Atlântico nada acontece por acaso, prima-se pela qualidade», e a escolha de Vila Real é um bom exemplo disso mesmo.

A Mostra acontece de dois em dois anos com a finalidade de valorizar os músicos dos conservatórios e das escolas de música municipais, e é dirigido a jovens intérpretes que estudam nas Escolas de Música ou Conservatórios Profissionais (no caso da Galiza) e Escolas Profissionais e Conservatórios (no caso de Portugal), pertencentes aos municípios membros do Eixo Atlântico.

Para a organização, o Eixo Atlântico conta com a colaboração da Casa da Música (Porto) e da Xunta de Galicia, através da Secretaría Xeral de Cultura. O Município de Vila Real contou com o apoio do Conservatório Regional de Música e do Regimento de Infantaria nº 13.

 

HOMENAGEM

Em cada edição a Mostra presta homenagem a uma personalidade relevante da música clássica ou jazz da Euro-região. Este ano, o homenageado será Nemésio García Carril, artista e professor natural de Santiago de Compostela com uma longa carreira em canto, regência, composição e musicologia e reconhecimentos a nível nacional e internacional.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS