Estudantes denunciam degradação das instalações da UMinho

O Movimento Dignidade Académica (MDA) denunciou esta segunda-feira a “situação persistente e generalizada de degradação” das condições estruturais nos campi da Universidade do Minho (UMinho) e anunciou o lançamento de um abaixo-assinado para exigir “condições dignas” naquela academia.

Contactada pela Lusa, a equipa reitoral da UMinho refere que está em curso um levantamento “detalhado” das necessidades em todos os espaços da academia, “para agilizar e planear intervenções de forma eficaz e coordenada”.

Segundo o MDA, os problemas têm “especial incidência” no Campus de Gualtar, em Braga, sendo “um dos exemplos mais claros” o edifício do Complexo Pedagógico 1, “onde, sempre que ocorrem períodos de chuva intensa, surgem infiltrações graves”.

Naquele espaço, aponta “água a escorrer por paredes e tetos, baldes distribuídos por corredores e salas, humidade persistente, tetos falsos deteriorados ou inexistentes e equipamentos de iluminação em risco de queda”.

“Estas situações não são pontuais nem recentes. Repetem-se ano após ano sem solução estrutural visível e comprometem diretamente a realização de aulas, avaliações, investigação e atividades académicas”, critica.

O MDA, que conseguiu recentemente representação no Conselho Fiscal da Associação Académica da Universidade do Minho, diz ainda que os problemas se estendem a vários espaços universitários, apontando, como exemplos, casas de banho frequentemente inoperacionais ou sem condições de higiene adequadas e a falta ou avaria recorrente de equipamentos básicos de apoio ao estudante, como micro-ondas em zonas de refeição.

Espaços sem condições de salubridade devido a humidade persistente, infraestruturas envelhecidas e manutenção reativa em vez de preventiva e parques de estacionamento “manifestamente insuficientes” face ao número de utilizadores e falhas no cumprimento dos contratos estabelecidos são outros dos problemas elencados.

“Uma universidade democrática, inclusiva e participativa depende não apenas da qualidade pedagógica ou científica, mas também das condições materiais que permitem estudar, investigar e trabalhar com segurança e dignidade. Contudo, aquilo que deveria constituir o mínimo garantido à comunidade académica tem vindo a deteriorar-se de forma contínua e visível”, diz ainda o movimento.

No abaixo-assinado, o MDA exige diagnóstico técnico transparente e público do estado estrutural dos edifícios, plano calendarizado de intervenção e reabilitação, comunicação regular com a comunidade académica sobre as obras, garantia de condições mínimas de segurança e salubridade nos espaços letivos e esclarecimento sobre as medidas previstas para a resolução dos problemas de estacionamento e prazo expectável para a sua normalização.

A equipa reitoral da UMinho, que tomou posse em dezembro de 2025, refere que uma das suas prioridades é a modernização e manutenção das infraestruturas da instituição.

“Está em curso um levantamento detalhado das necessidades em todos os espaços da academia, para agilizar e planear intervenções de forma eficaz e coordenada. Este esforço pretende garantir condições adequadas de trabalho, estudo e investigação, reforçando o compromisso com a excelência académica e o bem-estar da comunidade”, sublinha.

Acrescenta que, no domínio das infraestruturas, prosseguem investimentos relevantes, como as residências estudantis na Fábrica Confiança (Braga) e em Santa Luzia (Guimarães), as intervenções em equipamentos culturais, o reforço do Data Center, os projetos de eficiência energética e a aquisição de viaturas elétricas.

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais