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Braga garante resposta nas pausas lectivas a crianças com deficiência e necessidades educativas especiais

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O Município de Braga vai criar um programa de ocupação de tempos livres para dar resposta a famílias com crianças com deficiência e necessidades educativas especiais.

Esta iniciativa vai decorrer já a partir destas férias lectivas de Verão e a medida foi apresentada por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a reunião do Executivo Municipal.

Ricardo Rio lembrou que a autarquia já tinha criado um grupo de trabalho em articulação com o Instituto da Segurança Social para dar uma resposta célere a esta problemática que «afecta muitas famílias bracarenses».

«Esta é uma questão estrutural que não se cinge apenas aos períodos das férias escolares. Infelizmente, todos temos consciência que as respostas que a sociedade dá a estes cidadãos é manifestamente insuficiente», começou por explicar o edil bracarense.

«Em primeira instância estas respostas deveriam ser dadas pelo Estado Central e sabemos que, neste particular, vai valendo o trabalho desenvolvido pelo tecido social e associativo e também pelos municípios através das respostas que vão sendo criadas», realçou Ricardo Rio.

Por fim, o autarca bracarense deu nota ainda que pretende uma resposta mais abrangente, apesar do financiamento por parte do Ministério da Educação não contemplar estes apoios.

«Já no passado alocamos mais recursos do que aqueles que constavam do nosso rácio de financiamento do Ministério da Educação, precisamente para apoiar este tipo de respostas», frisou Ricardo Rio, concluindo. «Sabemos que mesmo assim essa resposta é insuficiente e vamos desencadear medidas para dar respostas aos períodos de interrupção lectiva e ao período de aulas, com a preocupação de criar uma solução duradoura e contínua»

Para o programa se iniciar neste Verão e de forma a apurar o número de vagas, a Câmara reuniu com os pais e com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do Concelho, fazendo também um levantamento junto das necessidades das crianças e da oferta que as instituições possibilitam.

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