VILA VERDE

VILA VERDE -

Município de Vila Verde assegura acesso ao ensino à distância aos alunos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara Municipal de Vila Verde está a proceder a um trabalho de coordenação junto de todas as Escolas do Concelho por forma a «garantir que todos os alunos tenham acesso às plataformas de ensino à distância».

As crianças inseridas em contextos mais desfavorecidos vão «merecer uma atenção especial, designadamente através do fornecimento de pacotes de internet e equipamento»

Com a coordenação da Vereadora da Educação do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, a operação envolve todos os Agrupamentos escolares do Concelho, a Escola Secundária de Vila Verde, Associações de Pais e Juntas de Freguesia, por forma a «assegurar as melhores respostas às necessidades e carências já identificadas nos diferentes estabelecimentos escolares, num processo desencadeado no início desta crise provocada pela Covid-19».

«TRABALHO EM REDE E DE CONJUGAÇÃO DE ESFORÇOS»

Em comunicado, Júlia Fernandes aponta que «este é um momento particularmente difícil em que só um trabalho de rede e de conjugação de esforços permite chegar a todos e não deixar ninguém para trás», realçando ainda o «esforço dos diferentes parceiros nesta acção, desde os responsáveis escolares aos professores e autarcas das freguesias».

Com um arranque de 3º período lectivo atípico devido à pandemia do Covid-19, as Escolas adoptaram por isso «medidas inovadoras para garantir o acesso de todos os alunos aos conteúdos de todas as disciplinas».

Neste processo, a Vereadora salienta que «direcções e professores estão a fazer um trabalho notável de adaptação à nova realidade, garantindo que o ensino à distância chegue a todos os alunos».

Com parte das aulas a ser transmitidas pela televisão, os horários das turmas e dos professores foram alterados de forma a conseguir conciliar todas estas estratégias.

A Vereadora reconhece, ainda, que «o trabalho dos Presidentes de Junta é fundamental neste acompanhamento de proximidade e de atenção permanente a quem mais precisa», frisando que os autarcas do Concelho «têm sido inexcedíveis e não têm poupado esforços para que todos sejam acompanhados em permanência».

APOIO A CRIANÇAS SEM EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS

As Escolas fizeram um levantamento exaustivo dos alunos que não têm equipamentos informáticos e acesso à internet e estão agora a ser «encontradas soluções para suprir essas necessidades», designadamente através da «cedência de computadores e tablets, envolvendo também escolas, Juntas de Freguesia e Associações de Pais».

ACOLHIMENTO AOS FILHOS DE FUNCIONÁRIOS DE SAÚDE

Os Agrupamentos de Escolas do Concelho estão também a «garantir acolhimento, em caso de necessidade, aos filhos de funcionários de saúde e outras profissões mobilizadas para o combate à pandemia».

APOIO ALIMENTAR AOS ALUNOS DE FAMÍLIAS CARENCIADAS

Neste período está igualmente a ser «salvaguardado apoio a nível alimentar dos alunos de famílias carenciadas e já referenciadas». O Agrupamento de Escolas de Vila Verde tem centralizado na EB 2 e 3 o refeitório referência para as refeições aos alunos de Escalão A, estando neste momento a ser fornecidas seis refeições diárias mediante solicitação das famílias.

ACÇÃO DE RECOLHA DE BENS ALIMENTARES E COMPUTADORES

Na mesma nota, Júlia Fernandes destaca ainda a «colaboração na recolha de bens alimentares disponibilizados para a Acção Social do Município, por parte da Escola Secundária e da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Vila Verde, que promoveu também recolha de computadores».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.