VILA VERDE

VILA VERDE -

Município Vila Verde lança apoio para ajudar agricultores nas despesas com sanidade animal 

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara Municipal de Vila Verde vai comparticipar em 50% as despesas dos agricultores do concelho em sanidade animal. O apoio é concretizado através de um protocolo de colaboração com a Cooperativa Agrícola de Vila Verde (CAVIVER).

«Para além da importância para a salvaguarda da saúde pública, esta é uma medida que reforça a determinação do Município no apoio e incentivo à actividade agrícola e à dinamização económica do concelho», justifica a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes.

Aprovada por unanimidade na reunião desta segunda-feira do executivo camarário, a proposta da maioria social-democrata salienta o «impacto do apoio à sanidade animal para a consolidação da confiança e valorização dos produtos com origem no concelho», designadamente a carne de bovino, ovino e caprino, junto dos consumidores e também países importadores.

PUBLICIDADE

Júlia Fernandes destacou ainda o objectivo de «motivar os jovens produtores a avançarem com projectos de investimento no sector agrícola, potenciadores de emprego, criação de riqueza e desenvolvimento do território».

«TÓNICO PARA A ACTIVIDADE AGROPECUÁRIA»

Apontado como «um tónico para a actividade agropecuária», o apoio aos agricultores é visto pela autarca como uma forma de «ajudar a desonerar os agricultores já tão afectados pelas vicissitudes de um sector que tem sido fortemente penalizado, apesar de ter assumido um papel decisivo para minorar os efeitos da crise pandémica sobre a população».

SANIDADE ANIMAL

A CAVIVER é a entidade responsável pela garantia da sanidade animal no concelho de Vila Verde, realizando a prevenção e controlo de doenças graves, como a tuberculose, a brucelose e a zoonose, facilmente transmissíveis aos humanos, dado o seu carácter insidioso, persistente e de difícil tratamento, controlo e erradicação.

A «adopção de estratégias sanitárias no sentido da prevenção e controlo deste tipo de infecções e o trabalho de cooperação com a Cooperativa Agrícola de Vila Verde, assim como com os agricultores locais, revelam-se de nuclear importância para que o sector prospere e alavanque o desenvolvimento do mundo rural», pode ler-se em nota enviada.

45 MIL EUROS

Este apoio financeiro do Município, que pode «ascender a um total de 45 mil euros», vai «reduzir o valor dos encargos dos produtores de gado em 50%, ajudando, assim, a elevar a competitividade num mercado bastante exigente e impulsionar a continuidade de uma actividade económica com um impacto bastante positivo na economia local. »

«Os estímulos ao investimento no mundo rural são determinantes para a estratégia de desenvolvimento sustentado do concelho de Vila Verde», assumiu a presidente do Município.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.