Municípios do Cávado com meios reforçados para o combate a incêndios

A partir da próxima segunda-feira, 15 de Maio, e até ao dia 15 de Outubro, os Municípios da região do Cávado terão ao dispor um total de «338 operacionais e 80 meios» terrestres para o combate aos incêndios. A informação foi avançada na tarde desta sexta-feira durante a apresentação do “Plano de Operações Sub-Regional do Cávado 2023”, na sequência da implementação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.

A sessão teve lugar no auditório Prof. Dr. Emídio Ribeiro, na Vila do Gerês, Terras de Bouro, e contou com a presença das mais variadas entidades responsáveis pela actuação e gestão da questão em torno dos incêndios na região do Cávado.

Presente na reunião, o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, apontou estar «disponível» para «continuar a trabalhar de forma articulada para que aqueles que estão no terreno tenham os meios necessários ao dispor», enaltecendo, ainda, que se trata de uma «obrigação de todos» proteger a Natureza.

«MAIOR DE SEMPRE»

Coube ao major Manuel Moreira, comandante sub-regional do Cávado da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apresentar o dispositivo especial de combate a incêndios, o qual classificou de ser o «maior de sempre» e que, ao mesmo tempo, está «preparado para o pior».

«Este poderoso inimigo (fogo) não distingue cores nem entidades. Temos de estar unidos para o enfrentar», notou o major, vincando: «A chave do sucesso é o compromisso, o envolvimento e a entreajuda das entidades».

«ÁREA FLORESTAL AUMENTOU»

No decorrer da sessão, o comandante sub-regional do Cávado da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil revelou ainda que «nos últimos 10 anos», a área florestal «aumentou» na região do Cávado em cerca de dois hectares» e que as zonas Norte dos Concelhos de Amares, Vila Verde, Terras de Bouro e Barcelos são de muito risco, ou seja, as mais vulneráveis.

EQUIPAS DE COMBATE

A região do Cávado terá um total de seis meios aéreos para combater os incêndios – mais um do que no ano passado – e também 11 equipas de sapadores florestais e três equipas do INCF.

[email protected]

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais