REGIÃO –

REGIÃO – -

Municípios do Cávado debatem alterações climáticas em Vila Verde

A Casa do Conhecimento de Vila Verde acolhe, ao longo da manhã desta quarta-feira, uma sessão sobre o estudo da Estratégia Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da NUT III Cávado.

Integrado na Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas, este foi um trabalho desenvolvido em estreita colaboração com os Municípios do Cávado, com o objectivo de «promover a análise e estudo das vulnerabilidades da NUT III Cávado e do seu território às alterações climáticas».

A sessão pretende «dar início à disseminação das conclusões do estudo, com a partilha de informação e conhecimento, tendo como objectivo reduzir vulnerabilidades e aumentar a capacidade de resposta do território às alterações climáticas, identificando prioridades e a aplicação das principais medidas de adaptação, chamando todos os agentes económicos e sociais a participar, sensibilizar e a divulgar o conhecimento sobre alterações climáticas. Pretende-se também mobilizar a sociedade para a necessidade de agir e cooperar ao nível nacional e internacional».

A CIM Cávado apresentará também o sistema de aquisição e monitorização das vulnerabilidades da NUT III Cávado às alterações climáticas, composto por seis estações meteorológicas automáticas, instaladas uma em cada Município do Cávado, que em articulação com a rede do IPMA constituirá uma base de dados de informação e de histórico de dados, com grande significado para a monitorização das vulnerabilidades do território às alterações climáticas.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE