REGIÃO

REGIÃO -

Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima inaugura Sala das Maquetes

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Instalado no edifício da Casa do Arnado, o Museu do Brinquedo Português vai inaugurar oficialmente um novo espaço denominado “Sala das Maquetes”, este sábado, 9 de abril, pelas 11h30. Trata-se de um espaço «renovado» e que apresenta um «conjunto de três maquetes de expressiva singularidade».

A maquete intitulada “Cidade Imaginária”, já existente e pertencente ao Município de Ponte de Lima, é composta por sete linhas de comboios com milhares de peças que ilustram fielmente toda uma estrutura urbana de vida e movimento. Esta maquete possui a toda a volta cenários com representações coloridas de beleza artística e desenhos de montanhas e relvados pintados por Arnaldo da Rocha Brito, fabricante de brinquedos portugueses. Esta obra de arte é única neste modelo e nesta escala – escala N- em funcionamento na Península Ibérica, movida a energia elétrica e ativa há mais de 50 anos.

A Maquete denominada “Ramal de Exeter”, incorporada no Museu do Brinquedo Português, através da doação efectuada pelo Professor Hernâni Maia, construída e concebida minuciosamente à Escala N (1:60) pelo doador, evoca as memórias do quotidiano de uma cidade universitária inglesa vivenciadas e observadas pela família Maia, ao longo de vários anos, e é possuidora de um extraordinário rigor técnico, aliado a materiais de elevada qualidade, revelando, sem dúvida, uma genialidade rara e incomparável.

PUBLICIDADE

A Maquete Noah, da Marklin, incorporada neste espaço museológico através da doação pelo Professor Doutor José Gameiro, representa uma fantástica exposição de miniaturas e modelismo em movimento, que engrandece e valoriza este museu que se dedica à preservação e à difusão deste tipo de património de elevada qualidade e de expressiva originalidade. 

«Esta sala constitui, sem margem para dúvida, um dos elementos de maior atração e interesse dos visitantes deste espaço museológico», pode ler-se em nota enviada.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.