Né Malheiro – Piloto vilaverdense quer afirmar-se no desporto motorizado

Né Malheiro está a viver aquilo que durante muitos anos foi apenas um sonho de menino. Natural de Moure, Vila Verde, o jovem piloto tem nas motas uma paixão antiga, que começou ainda na infância e que hoje ganha forma no mundo da competição motorizada.

«Quando era pequeno, um conhecido ia à minha casa mostrar-me as motas dele. Ficava fascinado. Foi aí que começou o meu sonho», recorda Né Malheiro, que adquiriu a sua primeira mota há cerca de seis anos. A partir desse momento, a ligação tornou-se cada vez mais forte. «Desde o momento em que tive a primeira, foi sempre a querer mais. Nunca mais parei», confessa.

Apesar de já ter concretizado parte desse sonho, faltava ainda dar o passo mais ambicioso: a competição. Um objetivo que, no entanto, acabou por ser adiado devido a vários problemas físicos.

«Era para começar a correr há quatro anos, mas nesse período fui operado três vezes aos dois joelhos. Foram operações graves, que me atrasaram completamente o objetivo de correr no quadcross», explica o piloto vilaverdense.

Já totalmente recuperado, Né Malheiro conseguiu finalmente estrear-se no ano passado, uma fase que considera fundamental para a sua evolução enquanto piloto. «Foi uma experiência que correu melhor do que eu pensava, mesmo não estando fisicamente a 100%», afirma.

Ao longo da época, participou em várias provas, destacando-se pela competitividade demonstrada em pista. Um dos exemplos foi a participação na X-Trophy, em Barcelos, prova que contou com a presença de 36 pilotos. «Cheguei perto do pódio, mas a mota não colaborou. Ainda assim, andei sempre entre os mais rápidos e consegui o segundo melhor tempo», sublinha.

Aliás, foi precisamente essa competição que o jovem considera como a mais exigente da época. «Apesar de gostar mais de saltos, esta prova de todo-o-terreno foi a que mais gostei até ao momento», revela.

Outro aspeto que Né Malheiro destaca é o contacto direto com atletas mais experientes, algo que considera essencial para a sua evolução. «Correr ao lado dos melhores, andar colado a eles e conseguir acompanhar os da frente é muito bom. Cheguei a um patamar que nunca pensei alcançar», admite o piloto.

Um dos momentos mais marcantes da sua ainda curta carreira aconteceu precisamente na X-Trophy de Barcelos. «Consegui fazer a segunda melhor volta entre 36 pilotos. Fomos os únicos a rodar a pista em 10 minutos», conta, com orgulho. «Em pista, nos saltos em quadcross, houve também algumas quedas, mas andei sempre entre os mais rápidos», acrescenta.

Né Malheiro reconhece, contudo, que a época passada teve como principal objetivo a aprendizagem e a adaptação à competição. «Serviu essencialmente para ganhar experiência e para me habituar ao ritmo das provas, já a pensar nesta época. A preparação era pouca, muito pouca mesmo. Fisicamente nem estava perto dos 100%», admite.

Chegar ao pódio
Na presente temporada, o piloto de Vila Verde vai competir no Troféu Norte e no Troféu Pentacontrol, com metas bem definidas. «Este ano quero fazer todas as provas e lutar por um pódio, somando as classificações de ambos os troféus. Esse é o objetivo», afirma.

O Troféu Norte assume um significado especial para o vilaverdense, por se tratar de uma competição disputada na região. «Onde eu gostava mesmo de conseguir um pódio era no Troféu Norte, porque é aqui da zona. Corremos perto de casa, como na pista do Pico de Regalados. Ganhar aí seria um sonho. Se tudo correr bem e fizer uma boa preparação, acredito que consigo chegar ao pódio já este ano», refere.

A médio prazo, Né Malheiro pretende continuar a evoluir e a ganhar experiência, com o olhar já posto em competições de maior dimensão. «Também quero fazer provas de resistência, como no ano passado, mas é difícil fazer todas em Portugal porque são longe. Este ano será também um ano de preparação para, no próximo, tentar entrar no Nacional de Todo-o-Terreno», explica.

Com apenas 23 anos, Né Malheiro mantém os pés bem assentes no chão, mas a motivação continua intacta. «Isto é o sonho de criança. Hoje consigo fazer aquilo que sempre quis quando era miúdo. Quero dar provas e construir uma carreira segura», concluiu.

Esforço para se afirmar no motociclismo  / Conjuga trabalho e paixão para competir

A preparação para as provas é particularmente exigente, sobretudo para um piloto amador, que tem de conjugar a atividade profissional com os treinos e a preparação física para a competição. Apesar das dificuldades, Né Malheiro não abdica do compromisso com o desporto.
«Vou melhorar a alimentação, reforçar a fisioterapia e treinar mais, mas o tempo é sempre curto. Levanto-me às seis e meia da manhã e chego a casa por volta das oito da noite. Torna-se complicado, mas o amor à competição é o que me move», explica o piloto vilaverdense, sublinhando o esforço diário necessário para se manter competitivo.

Consciente das exigências dos patamares mais elevados da modalidade, Né Malheiro reconhece que ainda há aspetos a aprimorar antes de dar o salto para o plano nacional. «A resistência é o que mais me falta. É isso que preciso de desenvolver», admite, apontando esse fator como uma das prioridades para o futuro.
Entre as referências que o inspiram no quadcross, o jovem piloto destaca um nome do panorama internacional. «O Joel Hetrick, dos Estados Unidos, é uma grande inspiração para mim», revela.

O motociclismo é também um desporto particularmente dispendioso do ponto de vista financeiro e o piloto conta com várias ajudas para continuar a para dar asas ao seu sonho.

Reportagem Jornal “Desportivo Vale do Homem” 

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais