CIÊNCIA

CIÊNCIA -

Noite Europeia dos Investigadores celebrada sexta-feira em Braga

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Altice Forum Braga acolhe na próxima sexta-feira, dia 29 de Setembro, das 16h00 às 24h00, 77 actividades gratuitas para miúdos e graúdos descobrirem ciência, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores (NEI).

A iniciativa da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) junta mais de 400 investigadores, docentes, alunos e técnicos.

O evento tem o tema “Ciência para Todos – Inclusão e Sustentabilidade” e a abertura oficial é às 17h00, com a presença da vereadora Olga Pereira e do presidente da ECUM, José González-Méijome, entre outras figuras.

Durante oito horas, os visitantes poderão ver inovações recentes da UMinho ao longo dos expositores, como baterias feitas com materiais biodegradáveis, nanopartículas de ouro que detetam doenças e poluentes ou novas espécies costeiras.

Esta “festa da ciência” inclui também experiências interativas, um quizz sobre flores nativas, várias demonstrações e workshops, cruzando as áreas de Biologia, Geologia, Física, Matemática, Optometria, Química, Saúde, Biotecnologia, Têxteis e Psicologia.

ESCOLAS PRESENTES

Destaca-se ainda uma mostra de ciência com 24 projectos de escolas básicas e secundárias de Amarante, Braga, Barcelos, Esposende, Famalicão, Guimarães e Vila Verde, integradas na Rede de Clubes Ciência Viva e parceiras da ECUM.

Os alunos vão apresentar projectos que criaram no ano letivo, como “Mapear o Universo”, “F1 nas Escolas”, “Robôs em ação”, “Maquete Ascensor Bom Jesus” ou “O problema do lixo espacial”.

O programa prevê igualmente bancas de outras entidades, como o INL, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o Laboratório da Paisagem e os Centros Ciência Viva de Braga e Guimarães.

“As pessoas vão interagir directamente com quem investiga e esclarecer dúvidas sobre questões como alterações climáticas e inteligência artificial; na prática, estamos a democratizar o conhecimento, a valorizar a ciência no dia-a-dia de cada um e a inspirar jovens a seguir estas áreas, ajudando-nos assim a dar respostas para um mundo mais sustentável e inclusivo”, desafia o vice-presidente da ECUM, Hernâni Gerós.

O programa completo está disponível AQUI.

PUBLICIDADE

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.