REGIÃO

REGIÃO -

Nova concessão de transportes públicos do Cávado arranca em Janeiro

Share on facebook
Share on twitter

O Conselho da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) aprovou o início da operação da futura rede de transporte público de passageiros, que entrará em vigor no território no dia 1 de Janeiro de 2023 e que conta com 92 carreiras diárias.

O secretário-executivo da CIM, Rafael Amorim, referiu que a decisão é o culminar de um processo iniciado em 2020, com o lançamento do Concurso de Concessão de Serviço de Transporte Público de Passageiros no Cávado.

PUBLICIDADE

“A nova concessão de passageiros com uma produção anual próxima dos cinco milhões de kms e estará em operação até Dezembro de 2027”, sublinha.

O gestor diz que a CIM Cávado, em articulação com a Autoridade Intermunicipal de Transportes do Cávado (AITC), espera, assim, “promover e proporcionar ao grande público o transporte público numa maior área do território, estimulando e aumentando o uso do transporte público na região, oferecendo por isso, um serviço mais abrangente, cómodo e sustentável”.

Para tal, “serão implementados novos sistemas de bilhética, interoperável com os sistemas dos Transportes Municipais de Barcelos, estando neste momento em curso trabalhos para alargar essa interoperabilidade a outros territórios contíguos.”

Salienta que “todos os veículos da nova concessão estão identificados com uma imagem comum – Cávado Mobilidade – e as suas idades médias e máximas não poderão ultrapassar os 15 e 18 anos respetivamente, num claro melhoramento da frota ao serviço das populações”.

E TEM DESCONTOS

Serão ainda criados “novos descontos tarifários, que serão a partir de 50% de desconto nos passes sociais, podendo ainda ser superiores em determinados municípios, a acrescer à gratuitidade dos transportes escolares em todos os ciclos de ensino”.

A Comunidade Intermunicipal do Cávado constitui a NUT III do Cávado e engloba os concelhos de Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.