BRAGA

BRAGA -

O ‘Bira’ volta a encontrar o Samba na Avenida Central nos dias 04 e 05 de Agosto

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Dias 04 e 05 de Agosto, o Bira voltará a encontrar o Samba em Braga. A fusão está aí, para durar, e a IX Edição voltará a animar a Avenida Central, numa organização do Grupo Bomboémia – Grupo de Percussão da Universidade do Minho e pela ARCUM – Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho.

Tem conquistado um lugar especial das comunidades bracarense e brasileira da cidade de Braga e dos muitos turistas que, por esta altura, visitam a cidade.

Esta edição conta com um programa ainda mais participado pelos grupos e escolas de samba. Vai ainda enquadrar a participação dos utentes do Centro Novais e Sousa, num workshop de percussão.

«Revelar e promover a diversidade de culturas, permitindo a Braga a perceção das vantagens de tantas culturas coexistentes», é o objetivo da organização. Inês Cortez, da Bamboémia, salienta ainda a preocupação com a inclusão, expressa na parceria com o Centro Novais e Sousa.

Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara de Braga, mostrou-se «muito feliz porque se em 2015 fazia sentido esta fusão da cultura portuguesa com a brasileira, em 2023 faz muito mais sentido porque Braga é uma cidade cada vez mais voltada para o interculturalismo, com uma acentuada colónia de brasileiros, sendo este evento cada vez participado por todos».

De resto, vincou que «Braga é uma cidade que sabe bem receber e que está cada vez mais voltada para o mundo».

Mariana Teófilo, presidente da ARCUM, elogiou por ter sido concretizada uma ligação entre as culturas portuguesa e brasileira, contando ainda com a participação de dois grupos espanhóis.

PROGRAMA:

Dia 4

Palco Secundário 16:30h: Workshop de Percussão, pelo Centro Novais e Sousa;

Avenida Central 17:30h: Arraial Minhoto

Os grupos Bombar’t, Ida e Volta e Porbatuka vão tocar pelas ruas, guiando as pessoas até à Avenida Central, onde decorrerão mais 3 atuações: da Rusga de S. Vicente, da Tuna Universitária do Minho e da Tun’ao Minho.

Palco Principal

21:00h: Grupo de Música Popular da Universidade do Minho 21:45h: Bomboémia 22:30h: Sérgio Mirra 23:45h: CURINGA

 

Dia 5 Palco Secundário 16:30h: Animação de rua com escolas de samba e grupos de batucadas;

Avenida Central 18:00h: Concerto Naiara Queiroz

Arco da Porta Nova (até à Avenida Central)

20:30h: Cortejo de Carnaval Fora d’Época, com a participação de 11 grupos: Bomboémia, Curinga, Bate no Cobre, Tiempo Al Tiempo, Bombar’t, Ida e Volta, Porbatuka, G. R. E. S. Real Imperatriz, Unidos de Vila Régia, Rancho Folclórico de Cabreiros e Rancho Folclórico de Nogueira. Palco Principal 23:00h: DJ DisO 00:30h: Tanto Bate Até Que Samba

OVILAVERDENSE@GMAIL.COM

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.