VILA VERDE - “Oficinas Arquimedes” voltam a arrancar este sábado

VILA VERDE -
“Oficinas Arquimedes” voltam a arrancar este sábado

Tem início este sábado, 9 de Novembro, pelas 10h00, uma nova edição das Oficinas Arquimedes, «uma forma divertida de aprender ciência», com as professoras Jenny Cunha e Rute Lemos.

Inseridas no programa “Ler+ Com Ciência”, que as Bibliotecas de Vila Verde vêm desenvolvendo, o objectivo destas sessões é «fomentar nas crianças o gosto pela história, pela ciência e pela arte, bem como o reconhecimento da sua aplicabilidade no dia-a-dia, com desenvolvimento de oficinas lúdico-científicas».

As sessões iniciam com um enquadramento histórico, sendo seguidas de demonstrações experimentais apelativas, do género hand-on, associadas a uma determinada temática.

PUBLICIDADE

As sessões finalizam sempre com a construção de uma manualidade relativa à temática desenvolvida, que as crianças poderão levar para casa, e têm a duração de 1,5h.

“Abala, inunda e queima” será o tema a abordar na primeira sessão, alusiva ao terramoto de 1755 e à ciência do fogo. Estamos no dia 1 de Novembro de 1755, dia de Todos os Santos, quando uma tragédia assola Lisboa: sismo, tsunami e incêndios tomaram conta da baixa da cidade. Os participantes nesta sessão sentirão, por momentos, a angústia dos habitantes, descobrirão quais são os elementos que podem potenciar ou extinguir um fogo, registarão algumas medidas de auto protecção contra incêndios e saberão mais sobre a reconstrução de Lisboa, sob o comando do Marquês de Pombal.

DIA 9 DE DEZEMBRO, NA BIBLIOTECA DE PRADO

A próxima sessão decorrerá no dia 9 de Dezembro, na Biblioteca de Prado, e nela as crianças ficaram a saber tudo sobre os sabonetes artesanais e os hábitos de higiene desde a Antiguidade até aos nossos dias levando no fim, para casa, um sabonete feito pelas suas próprias mãos.