VILA VERDE -

VILA VERDE - -

“Oficinas Arquimedes” voltam a arrancar este sábado

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Tem início este sábado, 9 de Novembro, pelas 10h00, uma nova edição das Oficinas Arquimedes, «uma forma divertida de aprender ciência», com as professoras Jenny Cunha e Rute Lemos.

Inseridas no programa “Ler+ Com Ciência”, que as Bibliotecas de Vila Verde vêm desenvolvendo, o objectivo destas sessões é «fomentar nas crianças o gosto pela história, pela ciência e pela arte, bem como o reconhecimento da sua aplicabilidade no dia-a-dia, com desenvolvimento de oficinas lúdico-científicas».

As sessões iniciam com um enquadramento histórico, sendo seguidas de demonstrações experimentais apelativas, do género hand-on, associadas a uma determinada temática.

PUBLICIDADE

As sessões finalizam sempre com a construção de uma manualidade relativa à temática desenvolvida, que as crianças poderão levar para casa, e têm a duração de 1,5h.

“Abala, inunda e queima” será o tema a abordar na primeira sessão, alusiva ao terramoto de 1755 e à ciência do fogo. Estamos no dia 1 de Novembro de 1755, dia de Todos os Santos, quando uma tragédia assola Lisboa: sismo, tsunami e incêndios tomaram conta da baixa da cidade. Os participantes nesta sessão sentirão, por momentos, a angústia dos habitantes, descobrirão quais são os elementos que podem potenciar ou extinguir um fogo, registarão algumas medidas de auto protecção contra incêndios e saberão mais sobre a reconstrução de Lisboa, sob o comando do Marquês de Pombal.

DIA 9 DE DEZEMBRO, NA BIBLIOTECA DE PRADO

A próxima sessão decorrerá no dia 9 de Dezembro, na Biblioteca de Prado, e nela as crianças ficaram a saber tudo sobre os sabonetes artesanais e os hábitos de higiene desde a Antiguidade até aos nossos dias levando no fim, para casa, um sabonete feito pelas suas próprias mãos.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS