PAÍS

PAÍS -

Operação “Censos Sénior” arrancou esta sexta-feira no apoio à população mais idosa

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar, a partir desta sexta-feira e durante todo o mês de Outubro, a Operação “Censos Sénior 2022”, que visa «garantir um conjunto de acções de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa».

Esta actividade surge integrada no âmbito do Policiamento Comunitário e decorre em todo o território nacional, onde os cerca de 400 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário vão priorizar e privilegiar várias patrulhas junto da população idosa e com maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas.

Com esta iniciativa, o objectivo passa por «reforçar os  comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes», nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

PUBLICIDADE

MAIS DE 40 MIL IDOSOS SINALIZADOS

Em comunicado enviado, a GNR refere que na edição de 2021 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda sinalizou 44.484 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física ou psicológica.

As situações de maior vulnerabilidade foram reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro.

Na referida edição, a GNR realizou ainda 172 acções em sala e 3.431 acções porta a porta, abrangendo um total de 19.812 idosos.

A Guarda, desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, refere que tem vindo a actualizar «a sinalização geográfica desta população, proporcionando assim um apoio mais próximo e dirigido», de forma a contribuir «para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.