Opinião. Proteger para crescer

Opinião de Simão Mota Leite, membro cooptado do município na CPCJ de Vila Verde

O Dia Universal dos Direitos da Criança é celebrado anualmente a 20 de novembro, pois foi nesta data em 1989, as Nações Unidas adotaram, por unanimidade, a Convenção sobre os Direitos da Criança. Portugal ratificou esta convenção no ano seguinte.

No campo da valorização das crianças como atores com voz na promoção e proteção dos seus direitos, Vila Verde teve duas enormes conquistas nos últimos anos: foi reconhecida pela UNICEF em Março de 2022 como Cidade amiga das Crianças e em 2024 criou uma figura inédita, também reconhecida pela UNICEF como uma “boa prática inovadora”: a Provedora para a Proteção dos Direitos da Criança e das Famílias.

Para ter o selo Cidade Amiga das Crianças o município criou um Plano de Ação Local com estratégias e objetivos específicos para melhorar a qualidade de vida das crianças, nomeadamente: o bem-estar e igualdade de oportunidades, o apoio às famílias e à parentalidade, o acesso à informação e participação das crianças, a prevenção da violência contra crianças e jovens e a produção de conhecimento científico sobre os direitos da criança.

Neste sentido crianças e jovens de várias idades foram auscultados, sendo/tendo assim voz ativa, sobre o que seria necessário mudar/criar em Vila Verde para que que as suas necessidades e desejos fossem tidos em consideração e acima de tudo fossem efetivados. Durante o processo de auscultação surgiram ideias para construir uma fonte que invés de água jorrasse chocolate, até ideias mais sérias e necessárias como “uma escola para pais”, pois os pais muitas vezes também necessitam de ser ajudados nessa longa e difícil tarefa.

Em relação a esta última proposta o município criou uma resposta chamada: Gabinete de Infância e Família que, através de técnicos especializados, desenvolve programas de parentalidade positiva a título gratuito para TODOS os PAIS de Vila Verde. Ajudando assim os progenitores do concelho a se sentirem  e serem realmente capazes de desempenhar um papel positivo e de relevo do desenvolvimento dos seus filhos.

Por fim abordando a figura da Provedora para a Proteção dos Direitos da Criança e das Famílias, esta recebe denúncias e exposições (mesmo anónimas) sobre situações que possam comprometer o bem-estar das crianças; mobiliza recursos locais para resolver problemas concretos; promove boas práticas preventivas, como ações nas escolas e formações para pais e educadores; participa em conferências nacionais partilhando assim o modelo de Vila Verde com outros municípios.

Apesar de estes todos avanços supracitados e as visíveis melhorias ao nível da qualidade de cuidados e proteção infantil no concelho, ainda temos muito que caminhar, pois este é um trabalho diário sem fim. É um trabalho que tem imperativamente que acontecer em casa, nas escolas, nos hospitais, na vizinhança e em todos os lugares onde haja crianças, cabendo sempre a todos e qualquer um de nós essa responsabilidade de melhorar, todos os dias, as vidas das nossas crianças!

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais