REGIÃO

REGIÃO -

Organização criminosa de angariação de mão-de-obra estrangeira ilegal desmantelada pelo SEF em Barcelos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), com a colaboração da PJ, desmantelou, esta segunda-feira, em Barcelos, uma organização criminosa transnacional por fortes indícios da prática dos crimes de auxílio à imigração ilegal, angariação de mão de obra estrangeira ilegal, falsificação de documentos, falsidade informática e branqueamento.

Em comunicado, o SEF avança que foram detidos cinco cidadãos nacionais.

“Este grupo criminoso recrutou directamente nos países de origem, em bolsas de imigração ilegal em território nacional e em outros países Schengen (predominantemente em Espanha e França) mais de 300 trabalhadores estrangeiros, originários do continente sul americano para laborar em obras públicas, obras de construção civil e fábricas de componentes de construção dispersas pelo Espaço Comunitário Europeu”, pode ler-se no comunicado.

Sabe-se ainda que estes cidadãos estrangeiros, representam um “avultado somatório de contribuições fiscais e sociais não declaradas, imposição de taxas e custos por equipamento, transporte e legalização documental”.

O grupo criminoso montou ainda uma rede de sociedades fachada com relevância fiscal e jurídica em Portugal e em França.

Na operação ‘Ephemero’ foi dado cumprimento a 5 mandados de detenção e a 16 mandados judiciais a residências e empresas em Portugal e em França.

Foram ainda apreendidos telemóveis, material informático, documentação relacionada com as empresas, documentos de identificação, viaturas de alta cilindrada, bens de luxo e mais de meio milhão de euros em numerário.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.