BRAGA

BRAGA -

Os Verdes reclamam «definitiva despoluição» do Rio Torto

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A deputada Mariana Silva, do grupo parlamentar Os Verdes, questionou o Governo sobre uma descarga poluente caracterizada por odor “nauseabundo” na Ribeira de Panoias, também conhecido localmente como troço do Rio Torto, em Braga.

Na questão, a deputada refere que recentemente foi testemunhado por um grupo de cidadãos uma descarga poluente caracterizada por odor “nauseabundo” na Ribeira de Panoias, cujo afluente é o Rio Torto e que atravessa as freguesias de Palmeira, Dume, Frossos, Parada de Tibães, Panóias e Mire de Tibães.

PUBLICIDADE

Acrescenta que, de acordo com a comunicação social local, a população considera que estas descargas de dejectos são frequentes aos fins-de-semana naquele local.

«Contudo, os problemas de insalubridade na Ribeira de Panoias são alvo da contestação dos residentes há décadas, e são agravados em períodos de diminuição do caudal no verão, altura em que se intensificam os odores e aumenta a concentração de mosquitos», sublinha.

Para o partido ecologista, «em grande medida, erros de construção na ETAR de Frossos poderão estar na origem da poluição frequente desta ribeira, pelo que a ausência de uma solução de breve prazo não contribui para a minimização dos prejuízos ambientais e sobre a saúde pública».

Por essa razão, «os Verdes reclamam a definitiva resolução deste atentado ambiental do qual resulta grave impacto sobre a qualidade de vida da população».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS