BRAGA (Destaque)

BRAGA (Destaque) -

Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga quer evitar emissão de mais de 600 toneladas de carbono anuais

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga, o PMEB, continua a impulsionar a transição para uma mobilidade mais sustentável, inclusiva e digital do Concelho. Os primeiros dados fora hoje apresentados, no encontro “Empresas mais sustentáveis – Soluções de Mobilidade”.

Cerca de um ano e meio após o início da iniciativa, conta já com 45 empresas e instituições signatárias de mais de 250 compromissos estabelecidos no pacto.

Com a aquisição de veículos eléctricos, compromisso assumido por 24 das 45 entidades signatárias do PMEB, estima-se que poderá evitar-se a emissão de mais de 600 toneladas de carbono por ano.

Até ao momento, o PMEB impulsionou a circulação na cidade de mais 34 veículos eléctricos, 30 veículos híbridos plug-in e a instalação de 40 tomadas eléctricas para abastecimento de viaturas.

Foram ainda criados mais 40 lugares de estacionamento para bicicletas, incentivando ao uso do transporte próprio para deslocações casa-trabalho-casa, e 123 espaços físicos que permitem a realização de reuniões remotas, facilitando o regime híbrido de trabalho.

Só em 2022 somaram-se 50 mil reuniões nesses espaços, possibilitando uma redução das deslocações de 10.500 colaboradores, o que, para além da diminuição do tráfego e da poluição atmosférica, permitiu uma poupança de tempo e o aumento da qualidade de vida dos referidos colaboradores.

Estes números foram avançados hoje, durante o encontro “Empresas mais sustentáveis – Soluções de Mobilidade”, que se enquadrou na Semana Europeia da Mobilidade.

EMPRESAS PELA SUSTENTABILIDADE

José Gomes Mendes, ex-secretário de estado da mobilidade e ambiente e presidente da Fundação Mestre Casais, foi o orador principal do encontro com a apresentação dedicada ao tema “O contributo das empresas na construção de uma cidade sustentável e inclusiva”.

Dois casos de estudo empresariais de referência na área de logística descarbonizada e de mobility-as-a-service – a DPD Portugal e Arval – estiveram em análise na conversa conduzida por Maria João Coelho, Head of Sustainability Knowledge do BCSD Portugal.

De forma a aproximar o sector empresarial de soluções de mobilidade sustentável, estiveram também presentes no evento várias empresas com demonstrações e informações sobre os produtos e serviços disponíveis no âmbito da mobilidade empresarial sustentável: Volt-E com carregadores para veículos eléctricos; DST Group com plataforma de carsharing; Quokka com serviços de cálculo da pegada de carbono; Daloop com soluções de software para infra-estruturas de carregamento de veículos eléctricos e frotas de veículos; Transportes Urbanos de Braga com soluções de mobilidade personalizadas que disponibilizam ao sector empresarial; KINTO com soluções de aluguer operacional de viaturas; DPD Portugal com soluções de entrega de encomendas; Uber for business com as soluções de mobilidade que disponibilizam ao sector empresarial e PRF com soluções de abastecimento de gás natural e hidrogénio.

Em 2022, o PMEB venceu o Prémio Nacional da Sustentabilidade, em Mobilidade e o evento ´Safari – Empresas pela Mobilidade Sustentável´ venceu o prémio da Semana Europeia da Mobilidade.

OVILAVERDENSE@GMAIL.COM

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.