REGIÃO -

REGIÃO - -

‘Padrão do Mar’ enriquece arte pública na marginal de Esposende

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Esposende inaugurou, esta quarta-feira, escultura Padrão do Mar, da autoria do escultor Volker Schnüttgen, concebida no âmbito do projecto Esposende SmartCity. Feita em granito da região, a escultura é consequência de uma residência artística que o autor realizou em Esposende.

Depois de ter sido inaugurada, em Setembro, a escultura ‘octo_ _ _ _’, da autoria de Pedro Tudela e Miguel Carvalhais, a marginal de Esposende acolhe agora o Padrão do Mar, prevendo-se, ainda, uma terceira obra de arte em espaço público, uma intervenção de Alexandre Farto, cuja assinatura Vhils marca a sua intervenção na arte urbana.

Para o escultor alemão, há 28 anos radicado em Portugal, o Padrão do Mar “marca o território, em diálogo com a paisagem, abrindo uma nova janela para o mar e para o além”.

“Este Padrão remete-nos para a nossa História, umbilicalmente presa à descoberta do mar. Na época dos Descobrimentos, Esposende foi um importante porto de pesca e marítimo, atividades que ainda se conservam. Neste monumento estão, ainda, representadas as marcas do património megalítico que existe no nosso concelho, aflorando a imagem do menir”, referiu o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira.

O trabalho do granito tem longa tradição no concelho de Esposende, razão que leva o autarca a considerar o monumento como “uma homenagem a todos aqueles que têm suportado a transmissão dessa arte”. O autarca destacou, ainda, “a importância da cultura na afirmação do território”.

Estabelecendo pontes, realizaram-se workshops dinamizados pelo autor da obra de arte, durante os quais Volker Schnüttgen explicou a arte de trabalhar a pedra a mais de 400 alunos do 9.º ano de escolaridade, dos estabelecimentos de ensino de Esposende.

Realizaram-se ainda duas palestras, dinamizadas por Raul Junqueiro, Head of Smart Cities do dstgroup, proferiu palestras, explicando ‘O que é uma Smart City’.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.