Jorge Castro, elemento do “Movimento Pais em Luta”, enfermeiro e pai de um menino com autismo, inicia amanhã, dia 12 de junho, a partir das 09h00, uma greve de fome, em frente às instalações do Centro Distrital da Segurança Social de Braga.
O objetivo do protesto é reivindicar uma resposta de integração do filho num Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI). Esta é prestada a jovens adultos com deficiência por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
Neste momento, as vagas de CACI são «manifestamente insuficientes para fazer face às necessidades destes jovens/adultos que ficam por tempo indeterminado à espera de obter uma vaga», aponta o movimento, em comunicado.
Consequentemente, devido à falta desta resposta, um dos pais/cuidadores tem que «se submeter a uma situação de desemprego para ficar em casa com a pessoa cuidada», acrescenta.
O Movimento Pais em Luta de Braga estará presente «nesta luta que é de todos os pais/cuidadores que têm filhos com deficiência», vinca.
ovilaverdense@gmail.com