País. ERC abre averiguações sobre caso entre Ana Abrunhosa e jornalista da Lusa

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) decidiu abrir um procedimento de averiguações ao caso que envolve a presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Abrunhosa, e um jornalista da agência Lusa, na sequência de declarações da autarca que motivaram forte contestação no setor.

Segundo fonte oficial da ERC, o Conselho Regulador deliberou, na reunião de 16 de abril, avançar com um procedimento administrativo, no âmbito das suas competências, para apurar os contornos do caso.

Em causa está um incidente ocorrido na última reunião camarária de Coimbra, após a publicação de uma notícia da Lusa sobre a Casa do Cinema de Coimbra. O trabalho jornalístico referia que o espaço estaria em risco de perder a licença por falta de avanço no plano de reabilitação por parte do município, acrescentando que o executivo não respondeu às questões colocadas.

Na sequência da publicação, Ana Abrunhosa terá feito acusações ao jornalista João Gaspar, levando a uma reação imediata por parte de várias estruturas ligadas à comunicação social.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Luís Filipe Simões, desafiou a autarca a concretizar as críticas, questionando que alegada “violação grave à ética” teria sido cometida. O responsável sublinhou que os jornalistas são permanentemente escrutinados, mas não podem ser alvo de ataques por exercerem a sua função.

Também a Direção de Informação da Lusa repudiou as declarações da presidente da Câmara de Coimbra, classificando-as como “descabidas, infundadas e difamatórias”, e manifestou total confiança no trabalho do jornalista visado, destacando o seu percurso profissional.

O Conselho de Redação e a Comissão de Trabalhadores da agência juntaram-se às críticas, assim como a administração da Lusa, que condenou o que considerou ser uma “acusação injustificável” e reafirmou a independência editorial da instituição.

Numa comunicação interna, a administração recordou os princípios que norteiam a agência — rigor, clareza, pluralidade, independência e fiabilidade —, sublinhando que a atividade de uma agência noticiosa não é compatível com qualquer tipo de condicionamento externo.

O processo agora aberto pela ERC deverá esclarecer os factos e avaliar eventuais implicações no âmbito da regulação da comunicação social.

[email protected] 

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais