AUTÁRQUICAS

AUTÁRQUICAS -

PAN Braga quer registo municipal do “lobby”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O candidato do PAN à Câmara Municipal, Rafael Pinto, anunciou que irá propor a criação de um registo municipal da actividade de “lobby”.

Em comunicado, o partido lembra que “lobby” é definido como «qualquer actividade desenvolvida por indivíduos e empresas com o objectivo de influenciar as políticas e decisões de um governo ou instituição em favor de uma causa ou resultado específico».

Neste registo devem constar «as reuniões e audições do executivo e dos deputados municipais com entidades públicas e privadas no âmbito da discussão de propostas e tomada de decisões».

De acordo com o candidato, «os governantes têm que prestar contas da sua actividade à população» e isso «inclui divulgar parte da sua agenda para que os cidadãos possam compreender quem reúne com quem e qual o motivo».

«A título de exemplo, imaginemos que após várias reuniões com uma construtora, a Câmara Municipal lança um concurso público para um novo projecto, que acaba adjudicado a essa mesma empresa. Os cidadãos devem conhecer todo o processo, desde o início», refere Rafael Pinto.

Para o cabeça-de-lista do PAN, «esta é uma boa prática elementar para a saúde da democracia e fomenta a confiança dos cidadãos nos eleitos».

«Acaba por servir também como registo da pegada legislativa que é essencial para percebermos quem participou nas propostas», frisa.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.