AUTÁRQUICAS

AUTÁRQUICAS -

PAN Braga quer usar taxa turística para apoiar habitação jovem

A candidatura do PAN à Câmara de Braga, encabeçada por Rafael Pinto, avançou esta semana que irá propor que a autarquia utilize a taxa turística para apoiar a habitação jovem.

“Braga é das poucas cidades na Europa que não utiliza a taxa turística para mitigar os efeitos da actividade, mas sim para a promover”, afirma Rafael Pinto em comunicado, sustentado “isto vai contra o espírito da criação destas taxas que devem ser utilizadas na criação de melhores condições para os habitantes da cidade”.

Segundo o orçamento municipal para 2021, refere Rafael Pinto, a Câmara prevê encaixar 240 mil euros com esta taxa que é cobrada com base nas dormidas de turistas no concelho.

Para o Partido Animais Natureza “as contas são simples”: “com esta receita podemos apoiar 240 famílias jovens a começar uma vida na cidade”, salientando que “o preço das habitações tem vindo a aumentar de modo desproporcional ao aumento dos rendimentos e esta despesa representa agora uma grande fatia dos salários”.

O candidato relembra ainda que “a receita desta taxa para 2021 foi revista em baixa por causa da pandemia, mas nos próximos anos o valor será substancialmente superior, dando a oportunidade de a autarquia apoiar ainda mais famílias”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE