REGIÃO

REGIÃO -

PAN defende envolvimento da população no desenvolvimento de políticas ambientais

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Comissão Política Concelhia do Partido Animais e Natureza (PAN) enviou várias sugestões para o Regulamento do Arvoredo Urbano de Famalicão, como a introdução da possibilidade do pedido de classificação de arvoredo de interesse municipal ser realizado por qualquer cidadão ou associação.

Dessa forma, pretende dar cumprimento ao princípio da informação e da participação, que promove o envolvimento dos cidadãos e das cidadãs no desenvolvimento de políticas ambientais.

«As questões relacionadas com o ambiente e as alterações climáticas devem ocupar um lugar cimeiro nas preocupações das sociedades contemporâneas», lembrou Sandra Pimenta, porta-voz da concelhia, afirmando que o «património arbóreo é uma peça fundamental» desta discussão.

De acordo com o partido, este Regulamento carece de aprovação na Assembleia Municipal e decorre de um projeto de lei apresentado pelo PAN na Assembleia da República, que «deveria estar publicado até 18 de Agosto, algo que não está cumprido».

Também o levantamento de materiais que impeçam a permeabilização do solo nas caldeiras, espaços verdes, jardins ou outros existentes no concelho e a utilização de produtos biológicos no tratamento fitossanitário, são medidas considerada no documento enviado.

No caso de terrenos privados, a concelhia sugeriu que seja garantido aconselhamento técnico, formação a todos os proprietários que tenham o dever especial de  preservar, tratar e gerir, espécies ou áreas de interesse, por forma a evitar a degradação ou destruição dos mesmos.

Para Sandra Pimenta será relevante a criação de um fundo ambiental com vista a arrecadar o produto das possíveis coimas, além de outras verbas municipais, e que «deverá ser utilizado na conservação, proteção e aumento do património ambiental do município».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.