REGIÃO

REGIÃO -

PAN Famalicão organiza “Digital Talk” sobre Endometriose

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Comissão Política Concelhia do PAN Famalicão organiza esta quarta-feira, 1 de Março, um evento sobre Endometriose. A “Digital Talk” – “ Endometriose, muito mais que dores menstruais” tem como objectivo «esclarecer algumas questões em torno desta patologia que afecta uma em cada dez mulheres».

Este evento vem no «seguimento da proposta apresentada pelo partido na Assembleia da República, aprovada no dia 16 de Janeiro, que consagra o dia 1 de Março como “Dia Nacional da Endometriose e Adenomiose”.

«É importante conhecer a realidade desta doença que afecta tantas pessoas no nosso país e em particular no nosso Concelho e perceber como o SNS está a dar resposta a este problema e, ainda, o que pode ser feito, também a nível local, para que as pessoas consigam obter o mais rapidamente possível um diagnóstico e tratamento adequado dentro das características da própria doença, que se manifesta de inúmeras formas e tem um carácter crónico e incapacitante», afirma Sandra Pimenta, porta-voz da concelhia do PAN.

A 16 DE FEVEREIRO

No passado dia 16 de Fevereiro e após a apresentação de uma petição pública elaborada pela Associação MulherEndo, que contou com mais de 8 mil assinaturas, foram a debate na Assembleia da República vários projectos em torno deste tema, e embora seja transversal a quase todos os partidos, com assento parlamentar, o reconhecimento que o problema é grave e merece um tratamento sério, houve um chumbo por parte do PS de quase todas as propostas.

«Só o PAN apresentou quatro projectos e apenas um foi aprovado. Numa altura em que vivemos uma maioria absoluta é inaceitável que não se diligenciem esforços para resolver problemas de fundo na área da saúde. Este chumbo significa empurrar o problema com a barriga, ignorando os alertas da população portuguesa e menosprezando as dificuldades diárias destas mulheres», refere Sandra Pimenta, acrescentando: «Cabe a todos nós, partidos que queremos fazer mais por todas e todos, continuar a luta mesmo que, às vezes, a nossa voz seja silenciada».

O evento contará com a presença da médica especialista Margarida Martinho, Presidente da Associação MulherEndo, Susana Fonseca, e ainda duas famalicenses, Marta Ribeiro e Clara Ferreira, que darão o seu testemunho como mulheres portadoras de endometriose.

A “Digital Talk” será transmitida em directo nas redes sociais do partido e contará com tradução em Língua Gestual Portuguesa.

Link para evento: https://www.facebook.com/events/3522321371421021/

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.