AUTÁRQUICAS

AUTÁRQUICAS -

PAN quer fim do abate de animais para consumo na Quinta Pedagógica de Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Rafael Pinto, cabeça-de-lista do PAN à Câmara de Braga manifestou-se esta “chocado” com o abate de animais que “já não servem” na Quinta Pedagógica. E avançou com propostas para o bem-estar dos animais da pecuária. 

Após uma visita ao equipamento municipal, que teve como objectivo aprofundar o conhecimento sobre o seu funcionamento, o candidato considerou que a quinta “tem um potencial muito grande, mas a ideologia subjacente ao tratamento animal que aqui se pratica é completamente errada”. 

“Educar para a exploração não é pedagogia, é especismo”, referindo. “Ficamos chocados quando descobrimos que os animais se reproduzem na quinta e quando já não servem vão para abate, para carne. Isto está longe de representar o modelo que queremos aplicar aqui”.

PUBLICIDADE

Rafael Pinto deu a conhecer algumas das propostas que constam do seu programa autárquico para o bem-estar dos animais da pecuária.

 O Pessoas Animais Natureza quer, por exemplo, transformar a quinta num centro de acolhimento de animais da pecuária que sejam vítimas de maus tratos ou abandono e abrir a gestão a voluntários e associações zoófilas.

“O modelo que queremos aplicar na Quinta Pedagógica é baseado naquilo que algumas associações já fazem, como por exemplo a Quinta das Águias em Paredes de Coura ou a Quintinha da Liz em Viseu, que funcionam como verdadeiros centros de educação e protecção animal”, apontou.

À margem da visita o partido lançou ainda várias propostas como a contratação de mais veterinários municipais, pugnando pela existência de um veterinário em exclusividade no canil e outro para as restantes competências. 

O PAN quer ainda a publicação anual de um relatório sobre o bem-estar animal no concelho que inclua dados estatísticos dos animais de companhia e pecuária.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.