AUTÁRQUICAS

AUTÁRQUICAS -

PAN quer relatório anual sobre a poluição dos rios de Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O candidato do PAN à Câmara Municipal, Rafael Pinto, anunciou esta sexta-feira que irá propor a criação de um relatório municipal sobre a poluição dos rios. A iniciativa surge depois de uma descarga poluente ter matado centenas de peixes num troço do Rio Este em Braga.

Rafael Pinto, cabeça-de-lista à autarquia pelo Pessoas Animais Natureza, afirma que proposta fará parte do programa eleitoral do partido e foi lançada após “uma das piores descargas dos últimos anos no rio Este”, salientando “estivemos na rua com dezenas de populares, nas margens do rio e o cenário é desolador”.

PUBLICIDADE

Neste relatório proposto devem “constar dados relativos à evolução do número de descargas e denúncias, o resultado destas e ainda a evolução da qualidade da água e biodiversidade, estendendo-se ao rio Este, Torto e Cávado”.

Rafael Pinto assegura que “já solicitamos por várias vezes estes dados à Câmara Municipal, mas não nos foram facultados”.

“Das duas uma, ou não os têm, o que nos parece gravíssimo ou têm, mas como não demonstram uma evolução positiva nos últimos anos, não querem partilhar””, diz Rafael Pinto.

A proposta deve incluir ainda “um resumo das medidas adoptadas para a despoluição dos rios e os seus resultados, como por exemplo, o estado actual do cadastro das águas pluviais do rio Este”.

O candidato adianta que “em reunião com o Presidente [da Câmara], em 2020, já lhe tínhamos pedido mais transparência para com os cidadãos nas questões de poluição, mas até agora nada mudou”.

Finalmente, o candidato recorda que o PAN lançou uma petição pública para levar a poluição do rio Este à Assembleia da República de forma a obtermos respostas concretas, também do Governo.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.