NO SÁBADO –  Parada de Gatim entra na Rota das Colheitas com uma desfolhada minhota

NO SÁBADO –
Parada de Gatim entra na Rota das Colheitas com uma desfolhada minhota

A freguesia de Parada de Gatim estreia-se na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, com uma das mais frequentes recriações agrícolas ancestrais: a desfolhada.

À boa moda do Minho, a actividade acontecerá no próximo dia 13 de Outubro, sábado, às 19h00, junto à Igreja de Parada de Gatim. A organização fica a cargo da Junta de Freguesia, que convida toda a população a passar um fim de tarde «diferente e cheio de boa disposição» com as memórias e costumes do passado.

PUBLICIDADE

Antes de começar a desfolhada tradicional, a estreia da iniciativa faz-se com a actuação dos Amigos da Paródia”.

Com as vestimentas de outrora, entram em cena homens e mulheres para demonstrar a vivacidade da tradição e retirar as espigas de milho das canas.

Por essa altura, chega o Rancho Folclórico Lavradeiras de Parada de Gatim.

Mais para o final da iniciativa, a animação musical continua com os acordes das concertinas, acompanhados pelos cantares ao desafio tão populares da região minhota.

Sempre presente nas festas vilaverdenses, há “comes e bebes” com o porco no espeto e o vinho regional.

Para o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Rodrigues, o programa cultural pretende levar a cabo dois objectivos. “Queremos, acima de tudo, relembrar as nossas culturas do passado e promover e dinamizar uma festa de convívio anual”, frisa o autarca.