BRAGA

BRAGA -

Parlamento dos Jovens pôs alunos de Braga a discutir ‘Fake News’

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O projecto ‘Parlamento dos Jovens’ promovido pela Câmara de Braga, em parceria com a Assembleia da República e a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), terminou esta terça-feira, no Auditório do Espaço Vita, depois de dois dias de debate e troca de ideias.

A iniciativa, dirigida a alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário público e privado, teve como principais objectivos promover a educação para a cidadania, despertar o interesse dos jovens para a participação cívica e política, desencadear capacidade de argumentação na defesa de ideias com respeito pelos valores da tolerância e potenciar o pensamento crítico.

Para a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, que esteve presente na sessão de encerramento, este é um momento de cidadania, mas também de exercício sociológico.

“O debate de pensamento estruturado e fundamentado foi o mote para dois dias onde a procura de soluções para a problemática em debate vigorou e destacou-se pela motivação intelectual de todos os participantes. O assunto em debate não podia ser mais adequado, principalmente nos dias que correm. Aprender a filtrar, a analisar, a fundamentar e argumentar é fundamental para que possamos ter sociedades mais bem informadas e capacitadas para pensar criticamente as várias problemáticas. Um projeto que prima pela transmissão de valores associadas à prática da cidadania só podia ter a ‘porta aberta’ por parte do município de Braga”, afirmou Carla Sepúlveda.

Para a autarca, além de ser uma acção promotora de cidadania “é também a melhor forma de dar a conhecer aos nossos alunos a dinâmica da casa da democracia. São projectos com esta qualidade educativa e formativa que queremos numa cidade educadora”, referiu.

Durante dois dias, o ‘Parlamento’ contou com a participação de 50 escolas, 156 alunos e 50 professores de estabelecimentos de ensino do distrito de Braga, que abordaram o tema ‘Fake News – Que Estratégias para Combater a Desinformação2.

Através desta metodologia deu-se a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República – enquanto órgão representativo de todos/as os/as cidadãos/ãs – salientando a importância da sua contribuição para a resolução de questões que exercem influência no presente e futuro individual/colectivo.

Na sessão de abertura estiveram presentes o Delegado Regional da DGEstE, Sérgio Afonso; o Deputado da Assembleia da República Firmino Marques e o Director do IPDJ Norte, Vítor Dias.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.