A Direcção Regional de Braga (DORB) do PCP saudou a “vitória” dos trabalhadores do hospital de Braga que há meses lutavam pela actualização de remuneração e do horário de trabalho dos trabalhadores, em conformidade com o que é praticado nos hospitais públicos.
Em nota enviada ao PressMinho/OVilaverdense após a assinatura, esta quinta-feira, de acordos colectivos de trabalho (ACT) com as diferentes estruturas sindicais, os comunistas afirmam que “finalmente” foi “reposta e garantida a igualdade salarial e laboral a todos os trabalhadores”.
“A injustiça que agora termina era ainda lastro da antiga PPP entregue aos ‘Mello’, entretanto recuperada para a esfera pública graças às exigências de utentes e trabalhadores, com resultados positivos já comprovados”, refere a nota.
A DORB do PCP sublinha que na transição para a gestão pública, “era responsabilidade do Governo garantir a aplicação das carreiras gerais a todos os trabalhadores, evitando estas situações de desigualdade e injustiça”.
“Tendo acompanhado esta situação desde o início, o PCP interveio na Assembleia da República com perguntas ao Governo, visitas e reunião com a administração do hospital”, afirma, lembrando que “foi por diversas vezes activamente demonstrada a nossa solidariedade com a justa luta destes trabalhadores.”
“Este resultado agora alcançado só foi possível com o empenhamento dos trabalhadores e do seu sindicato, que não baixaram os braços nem viraram as costas à luta, ficando mais uma vez assim demonstrado que a luta vale a pena!”, rematam os comunistas.