NATAL

NATAL -

Pequeno lugar de Amares volta a transformar-se em aldeia de Natal

A aldeia do Urjal, em Seramil, no concelho de Amares, vai voltar a transformar-se em Urjalândia, no último fim de semana do ano (28 e 29 de dezembro), em mais uma edição de uma iniciativa já icónica e que este ano tem algumas novidades.

Na apresentação da programação, esta quinta-feira de manhã, o vereador do Ambiente da Câmara de Amares, Vítor Ribeiro, apontou a realização de queimadas nas adegas, o reforço da aposta nas sopas tradicionais e uma caminhada ao baloiço do Urjal como algumas das novidades deste ano.

De resto, em termos globais, mantém-se o formato da iniciativa, que voltará a contar com animação nas adegas, sobretudo através de tunas académicas, desportos radicais, a parada de Natal e o já habitual momento de degustação do bolo de laranja gigante, a que se juntam ainda teatro de rua e observações astronómicas noturnas.

“Este é um evento de referência e uma forma de elevar o nome de Amares e destes territórios para que não sejam esquecidos”, enalteceu Vítor Ribeiro, sublinhando as “expectativas elevadas” da parte da organização, que é partilhada pela Câmara de Amares e pela Junta da União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas.

Na mesma linha, o presidente do município, Manuel Moreira, disse tratar-se de um momento que confere uma “dinâmica importante ao concelho”, permitindo “projetar económica e socialmente” o território. “Foi um evento em que acreditei e que venceu”, regozijou-se.

Já o autarca local, Rui Tomada, mostrou-se “orgulhoso” pelo crescimento que a iniciativa tem tido nos últimos anos e apontou como “exemplo” da aposta feita naquele local a inauguração do “Museu da Herança Rural”, que acontecerá no dia 27 de dezembro, a sexta-feira anterior à Urjalândia.

“Queremos que todos os amarenses se sintam herdeiros desta herança”, vincou o presidente da Junta da União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE