BRAGA

BRAGA -

Peritos discutem em Braga perigos para Democracia com o chatGPT –  Inteligência Artificial

Share on facebook
Share on twitter

A Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas promove no próximo dia 25 de Janeiro, em Braga, um debate inédito sobre ‘O impacto da IA na Sociedade e na Democracia’, que coloca frente a frente oradores, público e a própria Inteligência Artificial (IA), representada pelo chatGPT.

Agendada para as 17h30, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, esta é a primeira iniciativa inserida no projecto ‘Diálogos com a Democracia’ que a Comissão promove no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

PUBLICIDADE

Para além da participação da IA na primeira pessoa, representada pelo chatGPT, são conferencistas o professor e investigador Paulo Novais e o engenheiro Jorge Saraiva, membro do High-Level Expert group on AI criado pela Comissão Europeia.

A conferência permite aos participantes dialogarem com a IA, representada pela figura gerada pela própria Inteligência Artificial, durante duas horas de diálogo entre as partes.

“A escolha deste tema para o arranque dos Diálogos com a Democracia teve em linha de conta a pertinência do tema nos dias de hoje”, diz, em comunicado, Paulo Sousa, responsável pela Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas.

“A IA está presente no nosso quotidiano. Já não prescindimos dela, em casa, ou nosso posto de trabalho, nas nossas relações sociais e no entanto a massificação do seu uso começa a colocar questões sobre os seus perigos para a própria Democracia. As vantagens são superiores aos perigos?, que defesas temos para impedir que esta tecnologia amordace a nossa liberdade?”, questiona o antigo jornalista.

Recordando que o Parlamento Europeu outorgou-lhe, anos atrás, o estatuto de pessoa tecnológica, Sousa questiona sobre o que significa “esta humanização para a sociedade instantânea em que vivemos?”.

“Será a Inteligência Artificial um novo poder não escrutinado, capaz de moldar as nossas vidas de forma irreversível?”, pergunta ainda.

PAULO NOVAIS

Paulo Novais é professor catedrático no Departamento de Informática e investigador no ALGORITMI Centre, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho e Coordenador do Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (LASI).

O seu principal objectivo de investigação é o de conceber sistemas mais sensíveis a presença humana, um pouco mais inteligentes e confiáveis.

É presidente da APPIA (Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial), entre 2016 e 2019, actual presidente da Assembleia Geral.

É também senior member e vice-chair do Computational Intelligence Society Portuguese Chapter, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e membro da comissão executiva da IBERAMIA (IberoAmerican Society of Artificial Intelligence).

Colaborou como perito em diversas instituições como a Comissão Europeia, FCT, A3ES, ANI, e Fundação Calouste Gulbenkian, entre outras.

JORGE SARAIVA

Mestrado em Sistemas de Informação e mais de 20 anos de experiência, Jorge Saraiva ocupa cargos de direcção em empresas internacionais de software de referência (Infor, IFS e Exact).

Opera na indústria das Smart Cities desde 2012 sendo reconhecido como um dos principais especialistas mundiais no impacto da Transição Digital nas economias locais, na sociedade e na politica.

Presidente da European Network of City Policy Labs uma iniciativa da UE, liderou implementações de soluções para cidades inteligentes em Londres e Amsterdão e é autor de várias publicações destacando-se o reconhecimento da Smart Alliance (Banco Mundial) como principal influenciador no livro: TOP agenda de Smart Cities em 2021.

Membro do High-Level Expert group on AI criado pela Comissão Europeia, Jorge Saraiva dedica-se à inovação e digitalização da Transição Energética no grupo Três60 composto por 24 empresas tais como a Bragalux, Rodel, Groupfix e CityGás, entre outras.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.