REGIÃO

REGIÃO -

Perto de 84 mil famílias da região do Minho vão receber 60 euros de apoio da Segurança Social

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Esta sexta-feira, cerca de 64 mil famílias do distrito de Braga e 20 mil de Viana do Castelo vão receber o apoio extraordinário lavado a cabo pelo Governo. Este apoio surge no âmbito da invasão da Rússia à Ucrânia, sendo que cada um destes agregados vai receber a quantia através de uma transferência directa da Segurança Social.

Como explicou o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, este apoio vai servir para «mitigar os efeitos sentidos em Portugal com o aumento do preço de alimentos de primeira necessidade», abrangendo as famílias que já beneficiam da tarifa social de electricidade. 

No distrito de Braga, os conselhos com mais famílias beneficiárias são a cidade bracarense, Guimarães, Famalicão e Barcelos, concentrando mais de 60% de todos os apoios. A estes concelhos, seguem-se Fafe, Vila Verde, Esposende, Celorico de Basto, Póvoa de Lanhoso, Amares, Cabeceiras de Basto, Vizela, Vieira do Minho e Terras de Bouro.

Por sua vez, no distrito de Viana do Castelo, os concelhos de Viana e Ponte de Lima são os que mais recebem deste apoio – mais de 50%. Neste distrito, englobam-se ainda Monção, Caminha, Valença, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Paredes de Coura, Melgaço e Cerveira.

De acordo com a informação disponível no Orçamento do Estado para 2022, este benefício vai abranger cerca de 760 mil pessoas e deverá custar um valor a rondar os 55 milhões de euros. 

De recordar ainda que a criação de um mecanismo deste género já tinha sido anunciada no passado dia 14 de Março por Pedro Siza Vieira, sendo que o pagamento do mesmo foi confirmado pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, durante a audição parlamentar desta sexta-feira.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.