PJ de Braga detém em Fafe “falso polícia” suspeito de burlar mulheres conhecidas no Facebook

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve um homem de 52 anos suspeito de se fazer passar por agente policial nas redes sociais para burlar várias mulheres, tendo conseguido obter dezenas de milhares de euros através de esquemas de fraude.

Em comunicado divulgado esta sexta-feira, a PJ refere que uma das vítimas conheceu o suspeito através do Facebook, tendo ambos mantido uma relação afetiva durante mais de um ano. Na altura, a mulher encontrava-se em processo de divórcio e o homem terá alegado ser agente da PSP, disponibilizando-se para a ajudar na resolução do processo.

Segundo a investigação, o suspeito afirmou ainda que a filha era advogada e que poderia intervir no processo, fazendo a vítima acreditar que o divórcio decorria de forma célere graças à sua intervenção. Nesse contexto, convenceu-a a entregar cerca de 25 mil euros, alegadamente destinados ao pagamento de bens a partilhar, incluindo a casa de morada de família.

Durante o relacionamento, o homem terá também persuadido a vítima a confiar-lhe dinheiro e objetos de valor, assegurando que estariam mais seguros consigo.

A PJ indica ainda que o suspeito simulou ter sofrido um grave acidente de trabalho, alegando necessitar de tratamento numa clínica privada. A situação levou a vítima a entregar-lhe vários milhares de euros para suportar as supostas despesas médicas.

No total, as autoridades estimam que o prejuízo causado a esta mulher ultrapasse os 60 mil euros.

As diligências de investigação permitiram recolher indícios de que o suspeito utilizou o mesmo método com outras mulheres, apresentando-se como agente policial e obtendo vantagens económicas indevidas, sendo por isso provável a existência de mais vítimas.

Num episódio mais recente, refere ainda a PJ, o homem terá fingido ser elemento da GNR para cobrar cerca de 600 euros a uma mulher, prometendo facilitar a resolução de contraordenações e a legalização de uma viatura.

De acordo com a polícia, os alvos preferenciais eram mulheres de meia-idade, algumas em situação de fragilidade emocional ou afetiva.

O suspeito, que não tinha ocupação profissional fixa, foi detido pela Diretoria do Norte da PJ, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, e será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

O inquérito é dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Fafe.

[email protected] 

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais