VILA VERDE

VILA VERDE -

Plano Local para Protecção de Crianças e Jovens avança em Vila Verde

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Vila Verde vai passar a dispor de um Plano Local de Protecção de Crianças e Jovens, intitulado “VAI” (Vamos Apostar na Infância).

Para a sua elaboração – e baseando-se no Projecto de âmbito nacional “Adélia” – o Plano contou com a participação de crianças, jovens, famílias e várias entidades, sendo uma iniciativa da CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) de Vila Verde. O Plano – delineado para os próximos quatro anos (até 2025) – cumpre uma série de estratégias que passaram pela recolha de indicadores quantitativos, questionários a crianças, jovens, famílias e também entidades, sessões de auscultação nas escolas e sessões on-line com as famílias.

«PONTO DE PARTIDA PARA UMA SOCIEDADE QUE ASSUME A POTENCIA A SUA CIDADANIA»

Segundo a Presidente da CPCJ de Vila Verde, Beatriz Santos, este será o «ponto de partida para uma sociedade que assume e potencia a sua cidadania, apostando na infância de forma concertada».

«PASSOS SIGNIFICATIVOS NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS»

Já a Vereadora da Educação, Cultura e Acção Social do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, destacou a importância do trabalho em parceria e do que tem sido desenvolvido até então, notando que este vai permitir dar «passos significativos na promoção dos direitos das crianças».

PROVEDOR PARA A PROTECÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DAS FAMÍLIAS

Da várias propostas apresentadas, enfoque para a criação da figura do Provedor para a Proteção dos Direitos da Crianças e das Famílias ou de um gabinete municipal para a promoção dos direitos das crianças e ainda o objectivo de «garantir (até 2025) que pelo menos 30 crianças e jovens como menos de 18 anos, actualmente a residir em barracas, passem a residir em habitações com condições dignas com a sua família».

Ao longo da sessão foram ouvidas diversas intervenções que explanaram os métodos, acções e consequente aplicação no terreno.

O arranque foi dado com um momento musical protagonizado por duas alunas da Academia de Música de Vila Verde.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.