VILA VERDE

VILA VERDE -

Plano Municipal de Trilhos já está em marcha

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Foi apresentado na manhã desta quarta-feria, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Verde, o Plano Municipal de Trilhos, destinado a «explorar e valorizar as potencialidades naturais e turísticas de território concelhio». Ao todo, são nove os percursos, seis deles adjacentes aos rios e ribeiras que banham o Concelho. Para os projectos em execução – que envolvem trilhos rurais, ecovias e mobilidade urbana – foram já investidos pelo Município 3,2 milhões de euros, sendo que 85% deste valor resulta de fundos comunitários.

INTERVENÇÃO

Quanto à intervenção, está prevista a implementação de corredores pedonais e/ou cicláveis e a integração destas infra-estruturas verdes com os percursos pedonais de montanha já existentes, assim como com itinerários equestres, de BTT e Enduro, com o objectivo de «criar uma rede integrada, devidamente enquadrada e, assim, ajustada à realidade do território concelhio».

Este Plano vem por isso «potenciar a valorização e qualificação do espaço rural», conciliando a reabilitação de caminhos antigos de floresta, de montanha e das proximidades das zonas ribeirinhas com corredores mais urbanos, nomeadamente ciclovias e passadiços.

PERCURSOS

Os percursos já se encontram definidos e após concluídos permitirão ligar o Concelho em toda a sua extensão. O arranque foi já dado com a requalificação, criação de pontos  de lazer, colocação de sinalética e limpeza de três percursos já existentes, os “Trilhos da Nóbrega”.

“ABOIM, FOJO DO LOBO E MIXÕES DA SERRA”

Com ligação entre si, os trilhos de Aboim, do Fojo do Lobo e de Mixões da Serra, perfazem um total de aproximadamente 40 quilómetros e funcionam como ponto de partida para a criação de mais seis percursos que irão acompanhar os cursos de água Febro, Tojal, Neiva, Ribeira das Cabras, Vade e Poriço.

LIGAÇÃO À ECOVIA DO CÁVADO-HOMEM

A rede de trilhos terá então ligação à Ecovia do Cávado-Homem e conforme sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, o plano pretende, «promover uma maior equidade territorial, promover o turismo e criar novas oportunidades de negócio».

Mais desenvolvimentos na edição impressa de Novembro de 2020.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.