EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO -

Politécnico do Cávado e Ave na vanguarda na formação em inteligência artificial

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), com sede em Barcelos, está entre as 14 instituições do ensino superior com formação em inteligência artificial (IA) e um de dois a ter dois cursos dedicados a esta nova ferramenta tecnológica.

De acordo com um levantamento realizado pelo jornal Público, a escola barcelense, que possui polos em Braga, Famalicão, Guimarães, Esposende e Vila Verde, inclui na sua oferta formativa um curso de 20 horas em Inteligência Artificial para Executivos, que tem como público-alvo os decisores das empresas, como sucede com a maioria da oferta existente no mercado.

No IPCA é leccionado ainda segundo curso, sendo com o Instituto Português de Administração de Marketing do Porto, a ter duas formações em IA entre as 14 instituições do ensino superior. Trata-se de um mestrado em Inteligência Artificial Aplicada.

Em declarações ao Público, o pró-reitor do IPCA João Vilaça explica que o curso para executivos surge para responder à “necessidade” demonstrada pelo sector produtivo da região.

“Há quadros, sem qualquer background tecnológico, que precisam de adquirir competências para alinhar a empresa com todo o potencial que estas ferramentas da inteligência artificial hoje têm”, diz.

Em sectores tradicionais que caracterizam a região de Barcelos, desde o têxtil ao calçado e construção, a IA pode, explica João Vilaça, não só dar apoio à tomada de decisão e análise de dados, mas também ao desenvolvimento de novos produtos.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.